AME Santo André recebe certificação de qualidade ‘ONA Nível 1’

Publicado em: 21/03/2024

Acreditação é destinada às instituições de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André recebeu nesta quinta-feira (21 de março) o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade passou por diversas avaliações nos últimos meses e agora é acreditada ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

“A Fundação do ABC iniciou um processo de busca por acreditação em todos os seus equipamentos de saúde e hoje é um momento muito importante para nossas equipes. Temos toda a nossa atividade voltada à sociedade. As melhorias, os esforços dos funcionários do AME representam essa profunda identidade com nossa finalidade. Portanto, o reconhecimento da qualidade pela ONA é uma conquista cujo principal destinatário beneficiado é a população. Parabéns a todas as equipes do AME. Muito obrigado pelo engajamento nesse processo”, declarou o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da FUABC Mantenedora, que ofereceu suporte para atendimento às exigências da ONA e adequação de protocolos assistenciais. Para obtenção desse nível é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.

Com foco na segurança do paciente, o AME Santo André passou por avaliação minuciosa da equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio. Atualmente, segundo a entidade, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA.

“Todos nós trabalhamos para agregar valor na vida dos usuários do sistema de saúde. É nosso papel fazer isso com dignidade, devolver àqueles que nos procuram atendimento de excelência. Agradeço muito o apoio da FUABC e do Grupo IBES neste processo, e a todos os colaboradores do AME por essa conquista tão importante, que é de vocês”, comemorou a diretora-geral do AME Santo André, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Superintendente técnica e de relacionamento institucional do Grupo IBES, Dra. Maria Carolina Moreno lembrou que o processo de acreditação é voluntário e necessita coragem para “abrir a casa” e ser avaliado. “Vocês estão de parabéns pela coragem de enfrentar esse desafio. São mais de 15 mil ambulatórios registrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e o AME Santo André agora faz parte dos 158 acreditados. A certificação é só o começo. Agora virão as visitas de manutenção e o trabalho de evolução, para sempre melhorar e subir de nível”, lembrou.

“O AME Santo André precisou comprovar que atende aos padrões de qualidade definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A certificação é um marco importante e reflete o compromisso de nossa equipe com a excelência no cuidado. Ela nos motiva a continuar nossa jornada de melhorias contínuas, sempre com o foco no bem-estar e na segurança dos pacientes. Agradeço profundamente a todos os colaboradores pela dedicação e esforço. Juntos, estamos fazendo uma diferença significativa na vida das pessoas que atendemos, e essa acreditação é uma validação do trabalho e da dedicação de cada um de vocês”, considera Dra. Maria Odila.

REFERÊNCIA REGIONAL

Inaugurado em 2010 e gerido pela Fundação do ABC desde então, o AME Santo André oferece 18 especialidades médicas e duas não médicas, Nutrição e Fisioterapia, além de 23 tipos de exames. Também conta com Hospital-Dia e realiza mais de 20 tipos de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. Anualmente o AME-SA realiza cerca de 93 mil consultas e atendimentos, além de 9,5 mil cirurgias e mais de 123 mil exames e procedimentos.