AME Santo André recebe novo equipamento de densitometria

Publicado em: 13/05/2022

Novo equipamento possui campo aberto e possibilita que pacientes com claustrofobia realizem os exames normalmente

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André recebeu neste mês um novo equipamento de densitometria, em processo licitatório conduzido via Secretaria de Estado da Saúde. O equipamento é utilizado para medir a massa óssea corporal e detectar doenças como osteoporose, osteopenia, entre outras patologias que atingem os ossos. Por mês, a unidade realiza cerca de 200 exames. O AME-SA é referência no atendimento ambulatorial para munícipes de todo o Grande ABC.

O aparelho é mais rápido em relação ao antigo, sendo capaz de realizar um exame de coluna em apenas 40 segundos. O antigo levava 15 minutos, considerando a massa corpórea.

O novo equipamento oferece maior conforto, pois possui campo aberto e possibilita que pacientes com claustrofobia (fobia de ambientes e espaços fechados) façam o exame normalmente. Também oferece maior facilidade aos pacientes com limitação de movimento, pois é possível posicionar-se na cama sem fazer esforço físico. A máquina suporta pacientes com até 140kg, 20 a mais do que o aparelho anterior.