AME Santo André recebe novos equipamentos de mamografia, endoscopia e colonoscopia

Publicado em: 14/04/2023

Rodrigo Mota, Marina Daminato e Dagoberto Moura

Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André instalou no início de abril novos aparelhos de mamografia, endoscopia e colonoscopia. As aquisições integram amplo programa de modernização do parque tecnológico da unidade, que desde 2022 tem trabalhado no sentido de renovar seus equipamentos para reforçar a qualidade e a segurança dos atendimentos aos pacientes.

No ano passado, o AME-SA já havia substituído os aparelhos de tomografia e densitometria por modelos mais avançados, além de receber oito desfibriladores e três novos carrinhos de anestesia de última geração para utilização nos centros cirúrgicos. Em todos os casos, os processos licitatórios foram conduzidos via Secretaria de Estado da Saúde.

O novo mamógrafo, modelo Selenia Dimensions, conta com exames 2D/3D, além de possibilitar a realização de biópsias guiadas. O uso da nova tecnologia permite detectar até 65% mais cânceres de mama invasivos do que o modelo 2D, com maior precisão em mamas mais densas e tempo de aquisição menor do que 4 segundos por exame, melhorando o conforto das pacientes. Já os aparelhos de endoscopia e de colonoscopia utilizam imagens fornecidas por uma câmera para identificar possíveis lesões, realizar biópsias e pequenos tratamentos, como cauterizações, em todo o trato intestinal. Além do tratamento, são importantes ferramentas para rastreio de neoplasias do trato gastrointestinal.

Vocacionado ao atendimento ambulatorial em diversas especialidades e referência para munícipes de todo o Grande ABC, o AME-SA oferta exames e cirurgias de baixa e média complexidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, a unidade realizou cerca de 93 mil consultas e atendimentos, 9.355 cirurgias, além de 123.597 exames e procedimentos.

NOVA DIREÇÃO

Em meados de abril, o AME Santo André passou a ter como diretora-geral a Dra. Maria Odila Gomes Douglas, que deixou a vice-Presidência da Fundação do ABC para assumir o desafio de comandar um dos mais importantes equipamentos públicos do Grande ABC. A médica intensivista é professora do Centro Universitário FMABC e tem ampla experiência na área de gestão em Saúde, com passagens como dirigente em diversos hospitais, entre os quais o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II da Baixada Santista e Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo.

VISITA TÉCNICA

A equipe de infraestrutura do Contrato de Gestão São Mateus, da FUABC, esteve em 6 de abril em visita técnica ao AME Santo André. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido e os projetos em andamento na unidade, bastante elogiada durante a reunião geral de fevereiro das unidades gerenciadas pela FUABC.