AME Santo André recebe reunião das unidades gerenciadas pela Fundação do ABC

Publicado em: 03/03/2023

Os dirigentes da Fundação do ABC estiveram reunidos na manhã de 28 de fevereiro, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, para a reunião das unidades gerenciadas pela FUABC. Após breve abertura com o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, os gestores foram divididos em grupos e conheceram as instalações da unidade, desde os setores administrativos até o Ambulatório, Centro Cirúrgico, Centro Oncológico e demais áreas.

As reuniões das unidades gerenciadas são itinerantes e ocorrem mensalmente. Além do AME Santo André, os encontros já tiveram lugar no AME Praia Grande, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC e no AME Sorocaba, por exemplo. O objetivo é apresentar a unidade sede e seus cases de sucesso, além de abrir espaço para a cooperação e troca de experiências entre os dirigentes.

REESTRUTURAÇÃO

O AME Santo André iniciou processo de reestruturação física e operacional no segundo semestre de 2021. Desde então foram concluídas uma série de medidas administrativas, como reestruturação de contratos de prestação de serviço; negociação de notas fiscais com economia de R$ 207 mil; readequação do quadro de funcionários; revisão e correção dos funcionários no sistema TOTVS; reforço na manutenção predial; substituição do sistema de marcação de ponto, modernização do sistema de atendimento ambulatorial e inclusão do módulo hospitalar.

A unidade também recebeu novos equipamentos para atualização de seu parque tecnológico, via Secretaria de Estado da Saúde, como tomógrafo, aparelho de densitometria e carrinhos de anestesia.

Somente no segundo semestre do ano passado, a unidade realizou 32 mil consultas médicas; 12,7 mil consultas não médicas; 4,1 mil cirurgias e 431 infusões de quimioterapia.

CENTRO ONCOLÓGICO

Em novembro de 2022, a unidade inaugurou, em parceria com o Governo do Estado, o Centro Oncológico, onde são realizadas sessões de quimioterapia para pacientes em tratamento contra o câncer. A capacidade operacional é para mais de 7,2 mil sessões de infusão (quimioterapia) e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano.

Os atendimentos ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, e englobam sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames.

A nova estrutura contempla 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional, posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos.