AME Santo André tem recorde com mais de 6 mil consultas

Publicado em: 19/04/2013

Resultado é fruto de reestruturação da unidade, que pretende bater todas as metas de consultas, cirurgias e exames entre abril e maio

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André acaba de divulgar relatório de produtividade de março, levantamento que registra recorde de consultas médicas: foram realizadas 6.250, que correspondem a 99% da meta total do mês. Trata-se de resultado extremamente relevante, que reflete o esforço do AME em atender o maior número de pacientes – inclusive com trabalho de Call Center, no qual atendentes entram em contato com pacientes 2 dias antes de exames e consultas, a fim de lembrá-los do compromisso e diminuir os índices de absenteísmo.

Os bons resultados são fruto de esforço conjunto de toda a equipe do AME Santo André, Fundação do ABC, Departamento Regional de Saúde (DRS) do Governo do Estado e centrais de regulação dos municípios do Grande ABC. “Este início de ano marcou a reestruturação do AME Santo André, com otimização de processos e implantação de melhorias que visam não apenas oferecer serviços de saúde de excelência, mas também fortalecer a credibilidade da unidade junto à população e à própria equipe de trabalho”, destaca o superintendente Dr. Wagner Boratto, que assumiu o equipamento em janeiro deste ano.

A partir da reestruturação e dos recentes resultados positivos, o AME já traçou as metas para os próximos meses: manter os níveis de qualidade e de produtividade, além de equalizar pequenos déficits acumulados em janeiro e fevereiro – reflexo das mudanças nas prefeituras da região e do período de chuvas. “Mesmo com todas as novidades e readequações deste início de 2013, conseguimos manter consultas de psicologia, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia em 15% acima da meta. Vamos acertar em abril pequena diferença no atendimento cirúrgico, que sofreu baixa de 5% em fevereiro. Além disso, até final de maio todas as metas em relação a exames estarão em dia”, garante Dr. Wagner Boratto, que acrescenta: “Devido à localização do AME, às margens do córrego Guarará, sofremos muito com o absenteísmo em janeiro e fevereiro devido ao período de chuvas e enchentes na região. Por essa razão, todos os pacientes que não puderam comparecer estão sendo reconvocados”.

Motivação interna

Manter o ambiente de trabalho sempre agradável e motivar os funcionários são desafios permanentes do Setor de Qualidade do AME Santo André. Em março, a área aproveitou a temática da Páscoa para desenvolver duas ações junto aos colaboradores.

Cerca de 150 funcionários tiveram almoço diferente no dia 28, quando participaram do dia da pizza. Na mesma data, os filhos dos colaboradores com idade entre um e 11 anos receberam ovos de Páscoa com tema da Galinha Pintadinha. “Desenvolvemos atividades de integração, buscamos comemorar datas especiais e valorizar os colaboradores. A ideia é que o clima organizacional seja sempre positivo e o funcionário e sua família sintam-se valorizados e prestigiados pela instituição”, acrescenta a coordenadora do Setor de Qualidade do AME Santo André, Patricia Gayo.