AME Santo André terá serviço de quimioterapia

Publicado em: 24/06/2022

Unidade é uma das cinco selecionadas pelo Governo do Estado para dar início ao programa ‘AME Oncologia’

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, passará a contar com o tratamento de quimioterapia para pacientes com câncer. O anúncio ocorreu nesta semana, em 22 de junho, quando o governador Rodrigo Garcia lançou oficialmente o programa AME Oncologia, que vai oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer em cinco AMEs espalhados pelo Estado. Inicialmente, além de Santo André, contarão com o serviço as unidades de Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes.

O lançamento ocorreu no AME Barradas – unidade de referência na Zona Sul da Capital e que já presta atendimento a pacientes com câncer de pele e de intestino – e contou com as presenças da diretora-geral do AME Santo André, Marina Daminato, do gerente administrativo, Dagoberto Gomes de Moura, e do gerente médico, Dr. Rodrigo Mota. As cinco unidades passam a integrar a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e vão oferecer assistência mais próxima do paciente, que não precisará mais se deslocar para outras cidades para receber atendimento.

No Grande ABC, o AME-SA será um braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), referência em tratamento oncológico, e ficará responsável pelo atendimento de novos pacientes oncológicos da rede pública de saúde regional. O AME receberá casos de média e baixa complexidades e ofertará terapias infusionais, hormonioterapia e atenderá pacientes que necessitam de medicação via oral. O plano terapêutico e o envio dos medicamentos ficará a cargo do HEMC.

Para receber o serviço, a unidade precisará adaptar sua estrutura. Será providenciada a reforma de salas de apoio e do auditório, para a instalação de 10 poltronas infusionais. Sala de emergência, posto de enfermagem, sistema de ar-condicionado, rede de gases, farmácia e sanitários exclusivos também estão contemplados no projeto. Todas as adequações serão realizadas de acordo com as resoluções técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativas à oferta de terapias oncológicas.

O PROGRAMA

Segundo o anúncio do Governo do Estado, serão atendidos mais de 3,2 mil novos pacientes por ano no programa AME Oncologia. Os cinco ambulatórios ganharão em complexidade e vão prestar atendimento com exames, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia. Juntos, vão ofertar mais de 20 mil sessões de quimioterapia por ano.

O programa também terá assistência contra o câncer de pele e de intestino em outras unidades de todas as regiões do Estado. A previsão é de que 61 AMEs passem a prestar atendimento com consultas, exames, biópsias e cirurgias contra o câncer de pele. As unidades terão uma agenda exclusiva para o tratamento oncológico, com prazo reduzido de 90 para 45 dias. Os pacientes serão encaminhados pelos municípios com protocolo especial para o tratamento da doença.

Já com relação ao câncer de intestino, o tempo de diagnóstico deve cair de 90 para 30 dias com a oferta de colonoscopia nos AMEs. O câncer de colón e reto é o que possui a segunda maior incidência no Estado. A agilidade no diagnóstico é fundamental para um tratamento mais eficaz e com maior chance de cura. A agenda exclusiva para o câncer de intestino será ofertada em 39 AMEs.

Funcionários receberam a 4ª dose da vacina contra a Covid-19

Além das vantagens assistenciais, o AME Oncologia otimiza os recursos do Governo do Estado. A instalação das unidades terá investimento 80% menor do que a implantação de um novo hospital para este fim, uma vez que potencializam a estrutura existente na rede de ambulatórios.

O investimento do Governo do Estado nesta primeira fase do programa, que poderá ter o atendimento em quimioterapia estendido para outras unidades, é de R$ 4,5 milhões, com custeio anual previsto de R$ 50 milhões.

VACINAÇÃO

Com objetivo de reforçar a saúde e a segurança dos colaboradores e pacientes, dias 13 e 14 de junho o AME-SA promoveu uma campanha contra a Covid-19 para imunização dos funcionários com a 4ª dose do esquema vacinal. Ao todo, foram aplicadas 99 vacinas, além de 16 doses que previnem contra o sarampo.