AME Santos sensibiliza colaboradoras e pacientes sobre cânceres de mama e de colo de útero

Publicado em: 25/03/2022

Por solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, na Baixada Santista, realizou em 19 de março uma ação destinada às mulheres, em homenagem ao mês da mulher. A unidade conscientizou funcionárias e pacientes sobre a importância da prevenção contra os cânceres de mama e de colo de útero.

Uma mesa com toalha e bexigas rosas foi montada na entrada do AME e alguns membros da Comissão de Humanização da unidade abordaram as pacientes, acompanhantes e mulheres que transitavam na calçada do ambulatório para entregar panfletos com informações sobre o Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, sensibilizando para o combate às doenças.

As mulheres abordadas foram orientadas quanto ao fluxo do programa e sobre a importância do rastreamento dos cânceres de mama e de colo do útero. “Com diagnóstico precoce, o tratamento se torna mais eficaz, aumentando as chances de cura e de qualidade de vida. Muitos homens presentes na unidade se interessaram pelo tema e as participantes também entregaram os panfletos e os sensibilizaram para que pudessem replicar essa orientação às mulheres próximas a eles”, disse a gerente administrativa do AME Santos, Isabella Almeida da Costa.

Participaram da ação as colaboradoras Luciana Carvalho (Líder de Recepção), Zenaide (Líder de Recepção), Joelma Cesar (Assistente Social), Deise Antonelli (Enfermeira Assistencial) e Isabella Costa (Gerente Administrativa).