AME Sorocaba inicia atendimentos em campanha contra catarata

Publicado em: 06/05/2022

Até setembro, serão ofertadas mais de mil cirurgias de catarata

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, iniciou no mês de abril campanha contra catarata promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. Os trabalhos serão realizados até setembro.

O objetivo é agilizar o atendimento dos pacientes e diminuir as filas na especialidade de Oftalmologia. No total, serão ofertadas na unidade 1.260 consultas (média de 210 por mês) e 1.020 cirurgias de catarata, contemplando 48 municípios da região.

A oferta se dá por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI) de Sorocaba, que faz a distribuição do quantitativo pactuado mensalmente aos municípios atendidos pelo AME. Todos os pacientes são inseridos através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) por seus respectivos municípios. O critério para o agendamento é a captação dos pacientes através do Cadastro de Demanda por Recurso (CDR).

Após o paciente ser inserido pelo município na agenda do AME Sorocaba será realizada a primeira consulta médica, quando o profissional avaliará a necessidade da cirurgia e solicitará os exames necessários para agendar o procedimento. As primeiras cirurgias ocorrerão a partir de junho.

A DOENÇA

A catarata está classificada entre as doenças que mais ocasionam cegueira no mundo. A principal causa é o envelhecimento, atingindo geralmente pessoas com mais de 50 anos. Trata-se de lesão ocular que atinge o cristalino, que é uma lente natural do olho situada atrás da íris, cuja transparência permite que raios de luz atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Com a doença, o cristalino, que é flexível e transparente, torna-se opaco.

O único tratamento é a cirurgia. Feito sob anestesia local, o procedimento é rápido, seguro, e permite que o doente volte a enxergar, com impacto direto na qualidade de vida. Consiste na retirada do cristalino danificado e substituição por uma lente intraocular artificial, que recupera a função perdida anteriormente. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia, algumas horas depois de ser operado, já com receituário e retorno agendado para acompanhamento.

Além do envelhecimento, outras causas que podem desencadear a catarata são o diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios – especialmente os que contêm corticoides –, inflamações intraoculares e traumas como batidas fortes na região dos olhos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também alerta para doenças como rubéola, sífilis ou a toxoplasmose durante a gravidez, que podem fazer com que o bebê nasça com catarata – é a chamada catarata congênita.