AME Sorocaba oferta consultas de reabilitação pós-Covid

Publicado em: 26/11/2021

Novo serviço foi criado neste semestre

Em razão da contaminação pela Covid-19, atualmente diversos pacientes fazem acompanhamento especializado para tratamento de comorbidades causadas pela infecção. Pensando nesta necessidade, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC, passou a ofertar consultas na área de Enfermagem aos pacientes que precisam de serviço de reabilitação pós-Covid.

“Conseguimos triar e identificar nossos pacientes que apresentam sequelas e comorbidades pós-Covid. Dessa forma, foi possível distribuí-los entre nossas especialidades médicas ou até para outros AMEs, oferecendo ainda mais suporte e assistência especializada aos que mais precisam”, disse a diretora-técnica do AME Sorocaba, Dra. Andrea Uzal Cruz.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Inaugurado em 8 de abril, o Hospital de Campanha montado no AME Sorocaba encerrou suas atividades em 16 de agosto. Em pouco mais de quatro meses, foram realizados 111 atendimentos, sendo 91 internações. Selecionada pelo Governo do Estado para reforçar o combate à Covid-19, a unidade abrigava estrutura de hospital de campanha no 2º andar, separadamente da área de atendimento ambulatorial, que permaneceu funcionando normalmente.

O hospital de campanha tinha estrutura com 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria. Hipertensão arterial, asma, obesidade e diabetes foram as principais comorbidades identificadas nos pacientes internados na unidade. Ao todo, durante o período de funcionamento do hospital, foram recebidos pacientes de 33 municípios — a maioria proveniente das cidades de Sorocaba, Piedade e Votorantim. A estrutura de urgência do hospital foi referência para pacientes de 48 cidades da região.