AME Sorocaba prepara Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Publicado em: 04/11/2021

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba promoverá entre os dias 22 e 26 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O tema deste ano será “Mente saudável, trabalho seguro”.

A primeira ação da semana, na segunda-feira (22/11), às 10h, será conduzida pela farmacêutica da unidade, Marcia Delfini, sobre “Uso racional de medicamentos”. No segundo período do dia, às 15h, o tema da palestra será “Saúde Mental e dependência química”, a ser ministrada pela assistente social Cláudia Menon. Na sequência da semana, haverá atividades todos os dias, nos mesmos horários – às 10h e às 15h.

No dia 23/11, no período da manhã, será a vez da enfermeira Andressa Almeida abordar o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. À tarde, o assunto será “Alimentação Saudável”, a cargo da nutricionista Taísa Silva.

“Os impactos psicológicos da pandemia” será o tema em discussão nos dois períodos do dia 24/11, conduzido pela psicóloga Carolina Gouveia. Dia 25 de novembro o tema também será único: “Higiene bucal”, desenvolvido pela dentista Caroline Serio.

O encerramento da SIPAT será na sexta-feira, 26/11, com palestra da ergonomista Talita Martins, pela manhã, e a divulgação do resultado do “Concurso de frases” da unidade, à tarde. Todas as atividades ocorrerão na sala de reunião localizada no subsolo da unidade.

O “Concurso de Frases” consiste na entrega de um formulário com frases alusivas ao evento. A melhor será escolhida pela CIPA e receberá premiação especial. Também será organizado o “Alô SIPAT”, quando serão feitas ligações aleatórias aos ramais dos funcionários em dia a ser definido durante a semana. Ao atender o telefone o funcionário deve dizer “Alô SIPAT”. Caso seja uma ligação da CIPA, o mesmo receberá um brinde.