AME Sorocaba substitui aparelhos de raio X e mamografia

Publicado em: 18/02/2022

Mensalmente, unidade realiza média de 320 mamografias e 460 radiografias

 

Novo mamógrafo

Novo equipamento de raio X

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC, obteve a substituição dos aparelhos de radiografia e o mamógrafo da unidade. A troca foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde e em parceria com o Seconci – Sedi2 (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), responsável pelo gerenciamento da área radiológica, concluindo a modernização do parque tecnológico.

A principal vantagem da atualização do mamógrafo consiste na geração de imagens com alta definição, que permite visualização mais detalhada das mamas. Além disso, neste tipo de mamografia as imagens são geradas digitalmente, o que possibilita realizar ajustes para melhorar ainda mais a visualização, evitando repetições de exames. O equipamento foi instalado dia 20 de janeiro.

“O novo aparelho nos permitirá oferecer mais conforto às pacientes, pois causa menos dor e desconforto por não precisar comprimir a mama com a mesma intensidade que o analógico. Também irá melhorar a qualidade diagnóstica em pacientes com seios grandes – já que existe maior sensibilidade em mulheres com mais gordura corporal –, além da menor exposição à radiação e maior agilidade no procedimento”, explica a diretora técnica do AME Sorocaba, Dra. Andrea Uzal.

Já o aparelho de radiografia foi substituído por um modelo mais novo, instalado em 20 de outubro do ano passado. Em média, são realizadas 320 mamografias e 460 radiografias por mês na unidade.