AMEs da FUABC receberão casos graves de Covid-19 como hospitais de campanha

Publicado em: 19/03/2021

Governo de SP anuncia a implantação de 11 hospitais de campanha em todo o Estado, entre os quais os AMEs Santo André, Santos e Sorocaba

 

AME Santos será uma das unidades adaptadas

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em 8 de março a implantação de 11 hospitais de campanha em diferentes regiões. Com a expansão, o Estado passará a contar com total de 15 hospitais de campanha. Entre as novas unidades estão três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela Fundação do ABC, os AMEs de Santo André, Santos e Sorocaba.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria informou que a medida permitirá a abertura de 140 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 140 de enfermaria em serviços ambulatoriais, que passarão por adequações para receber pacientes com quadros graves provocados pelo novo coronavírus.

“Esse conjunto de medidas vai reforçar o sistema de saúde e garantir o atendimento a todos. São medidas necessárias enquanto não temos a quantidade de vacinas necessárias para imunizar todos os brasileiros”, disse Doria.

A medida mobiliza nove AMEs, uma unidade da Rede Lucy Montoro e uma unidade hospitalar. “Na semana passada tivemos o prazer de anunciar 500 leitos a mais no Estado de São Paulo, que serão implantados até o final de março. Estamos ampliando o número de hospitais de atendimento, frente à condição clínica grave que a pandemia se manifesta. Serão mais 280 leitos para atender essa crescente demanda”, explicou o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

O secretário também manifestou preocupação com o aumento expressivo dos pacientes internados em leitos de UTI. “A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 80%, e temos que lembrar que no dia 22 de fevereiro, o Estado de São Paulo tinha 66% de taxa de ocupação. A Grande São Paulo está com 81,2% de taxa de ocupação, quando no dia 22, há duas semanas, tínhamos 68,8%”, destacou.

Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o hospital de campanha no AME Santo André vai reforçar a capacidade de atendimento dos municípios para enfrentar a pandemia. “Vamos buscar todas as alternativas e soluções para não deixar ninguém sem atendimento médico. Todas as cidades estão mobilizadas em garantir ampliação dos leitos, controle da curva de contágio e em imunizar com rapidez e eficiência. Medidas protetivas para preservar vidas e minimizar danos”, afirmou.