AMEs da FUABC reforçam atendimento ao público masculino

Publicado em: 07/01/2022

Programa do Governo do Estado, “Filho que ama leva o pai ao AME” oferece consultas e exames para homens a partir de 50 anos

Quatro Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado integraram em 2021 o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, da Secretaria de Estado da Saúde, destinado ao cuidado da saúde do homem. São eles: AMEs de Mauá, Santos, Praia Grande e Sorocaba. Juntos, os ambulatórios realizaram 1.156 atendimentos somente durante os sábados do mês de novembro, entre consultas e exames.

Os “check-ups” gratuitos foram ofertados aos homens com idade a partir de 50 anos durante a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e combate do câncer de próstata. Em funcionamento desde 2014, a iniciativa atendeu em 2021 mais de 16,8 mil homens em todo o Estado.

O programa possibilita que homens atendidos nos AMEs passem pela triagem com profissionais de Enfermagem e atendimento médico nas áreas de cardiologia e urologia. Caso necessitem de exames complementares, estes são realizados na unidade conforme disponibilidade de agenda. Não há necessidade de apresentar encaminhamento médico.

O primeiro atendimento, da Enfermagem, afere dados relativos ao peso, altura e risco cardíaco, além da realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista e avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, com acompanhamento e tratamento.

Para realizar o check-up é preciso fazer o agendamento pelo telefone 0800-779-0000 e informar a região que reside. O operador busca a oferta disponível na referida região. Os AMEs da Grande São Paulo, Interior e Litoral do Estado envolvidos na campanha funcionam geralmente aos sábados, das 7h até 13h, mediante agendamento.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

FUNDAÇÃO DO ABC

O AME Mauá, localizado na região do Grande ABC, integrou o programa e realizou durante o mês de novembro 30 consultas médicas por sábado, ou 120 no total.

No AME de Sorocaba, foram ofertados 320 atendimentos durante o mês de novembro. Ao todo foram realizadas 111 consultas com a Enfermagem, 105 com cardiologistas e 104 com urologistas.

Localizado na Baixada Santista, o AME de Santos participa do programa do Governo do Estado desde 2014, de forma contínua. No último “Novembro Azul”, a unidade ofertou 216 atendimentos, sendo 62 consultas de Enfermagem, 77 na área de cardiologia e 77 com urologistas.

No AME Praia Grande foram 124 eletrocardiogramas e 376 consultas, sendo 124 com a equipe de Enfermagem, 126 com cardiologistas e 126 com urologistas. Ao todo, foram concluídos 500 serviços relacionados à linha de cuidado da saúde do homem durante todos os sábados do mês.