AMEs de Santo André e de Mauá celebram Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 10/03/2023

Equipes do AME Mauá vestiram rosa e distribuíram frases de conscientização sobre a importância das mulheres na construção da sociedade

O dia 8 de março foi motivo de comemoração em diversas unidades da Fundação do ABC. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, por exemplo, as ações se estenderão ao longo de todo o mês. O pontapé inicial ocorreu na segunda-feira, 6 de março, quando as equipes de colaboradores vestiram rosa e distribuíram aos pacientes frases de conscientização sobre a importância das mulheres na construção da sociedade. A inciativa terá continuidade durante todo o mês de março, com objetivo de impactar e encorajar as mulheres a ocuparem seu espaço na sociedade, superando as dificuldades e os medos que porventura surjam ao longo da jornada.

Outra ação programada é o cuidado com as colaboradoras do AME Mauá, com palestras sobre temas diversos, bem como oficinas com objetivo de promover o autocuidado, autoconhecimento, prevenção em saúde, além de expositores com o cuidado da mulher, aromaterapia, entre outros.

Diretora-geral interina da unidade, Marina Macedo Daminato destaca a importância dessas ações para a população e seu quadro de colaboradoras. “Ainda há na sociedade muito a se avançar nas oportunidades e condições de trabalho dadas as mulheres. Contudo, na área da saúde, majoritariamente o quadro de colaboradores é do sexo feminino. Isso precisa se fortalecer também em outros espaços, para que comportem cada vez mais a mulher, tão capacitada quanto os homens no âmbito laboral”, ratifica a diretora.

SANTO ANDRÉ

Além da comemoração e homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, o mês de março também é conhecido pela campanha de conscientização da saúde da mulher, o “Março Lilás”, dedicado à prevenção do câncer de colo do útero. Neste contexto, o Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André contará com programação especial durante todo o mês, a fim de destacar luta da mulher na sociedade, mas também para promover atividades de autocuidado, prevenção e autoconhecimento, além de momentos para encorajar, fortalecer e relatar para a colega de trabalho quão importante e admirável ela é, como pessoa e profissional.

As ações tiveram início em 8 de março com palestra sobre “Saúde da Mulher”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicados no relatório anual de 2022, o câncer de colo do útero já é o terceiro tipo de câncer mais comum Brasil. As estimativas apontam que em 2023 devem surgir mais de 17 mil novos casos a cada 100 mil mulheres.

O AME Santo André faz parte do programa AME MULHER, tendo como foco as intervenções e o atendimento preventivo do câncer de colo uterino em mulheres com idade entre 25 a 45 anos, disponibilizando o autoexame de HPV. Além da palestra de conscientização, foram entregues panfletos e brindes para todas as colaboradoras da unidade.

Já o 10 de março foi marcado pelo “Dia da Beleza”, com momentos de autocuidado e ensinamentos de automaquiagem. Para o dia 17 estão programadas palestras sobre “Violência contra Mulher” e “Empoderamento Feminino”. No dia 22 haverá sorteio de brindes para as colaboradoras que participaram das ações. O encerramento do Mês da Mulher será no dia 30, com a entrega dos “Bilhetes de Elogio”.

Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André contará com programação especial durante todo o mês de março