Área de Sustentabilidade participa de cerimônia para entrega de cadeiras de rodas

Publicado em: 23/12/2022

O coordenador de Sustentabilidade da FUABC, Elson Queiroz, e advogada e coordenadora da ação, Silvia Gimenes Pedroti

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC participou, dia 12 de dezembro, da cerimônia simbólica de entrega de cadeiras de rodas referente à Campanha Permanente de Lacres e Tampinha Solidária, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo André. A FUABC foi convidada a participar pela coordenadora da ação, a advogada Silvia Gimenes Pedroti, em razão da contribuição da FUABC e da Central de Convênios com a campanha de 2022.

“É com imensa satisfação que a área de Sustentabilidade compartilha com todos os colaboradores esse certificado de reconhecimento, que reforça ainda mais a importância do apoio da FUABC. O objetivo do projeto sempre foi promover a conscientização ambiental e social, o reconhecimento e a integração dos colaboradores, consolidar novas parcerias, bem como ampliar a solidariedade institucional. Os objetivos foram alcançados em 2022 graças ao engajamento de todos os colaboradores”, disse o coordenador de Sustentabilidade da FUABC, Elson Queiroz.

Desde 2018, a Campanha Permanente de Lacres e Tampinha Solidária já entregou, ao todo, 30 cadeiras de rodas. O recolhimento e a reciclagem de lacres de latinhas e diversos tipos de tampinhas plásticas (de água, suco, refrigerante, leite, produtos de higiene e limpeza), desde que devidamente separados, gera diversos impactos ambientais, econômicos e sociais, além de demonstrar que a união de pequenos esforços produz grandes resultados. “Cada lacre ou tampinha faz a diferença, aos poucos, num processo de formiguinha, pois se tornam centenas. Fazer o bem nos faz bem”, disse Silvia Gimenes Pedroti.

O desafio do projeto é grande. Para conseguir uma cadeira de rodas é necessário juntar aproximadamente 350 quilos de tampinhas plásticas, ou 100 quilos de lacres de latinhas de alumínio. Este ano o evento beneficiou sete instituições: Instituição Assistencial Nosso Lar, Grupo Assistencial Irmão Romano, Fraternidade Casa de Assis, Capítulo João Ramalho N 10 Da Ordem Das Estrelas do Oriente, Casa Ronald McDonald ABC, Instituição Cidade dos Meninos Maria Imaculada e Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias.

PARCERIA

A Fundação do ABC iniciou a parceria com a Campanha Permanente de Lacres e Tampinha Solidária da OAB de Santo André em dezembro de 2021, por meio da oficialização da campanha permanente “Coleta do Bem” na FUABC. Desde 2019, a analista financeira, Marcela Rodrigues Guerra, realiza a coleta de tampinhas plásticas de forma interna na sede administrativa da Central de Convênios, localizada no prédio da FUABC, e direciona as arrecadações para um dos pontos de coleta da ONG Humanimal, que abriga e cuida de cães abandonados na região do ABC Paulista. Com a restruturação do projeto, as duas campanhas foram beneficiadas.