Arrecadação de roupas renova estoque na UPA Samambaia

Publicado em: 24/06/2016

 

Com o frio intenso, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – a UPA Samambaia – renovou seu estoque de roupas a serem doadas a pacientes em vulnerabilidade social. A IV Campanha do Agasalho – “Inverno Aquecido”, iniciada dia 11 de maio, arrecadou peças femininas e masculinas, infantis e para adultos. A mobilização já foi encerrada e envolveu funcionários, pacientes e atingiu também a comunidade local.

Campanha iniciada em maio coletou peças que vão beneficiar moradores de rua atendidos na unidade

Campanha iniciada em maio coletou peças que vão beneficiar moradores de rua atendidos na unidade

De acordo com o coordenador da UPA Samambaia, Carlos Eduardo Lobo, ao todo foram coletadas 127 peças, sendo 41 doadas ao Hospital Municipal Irmã Dulce e 37 entregues à Secretaria de Promoção Social (Sepros), da Prefeitura de Praia Grande. “Temos a quantidade necessária para socorrer pacientes que muitas vezes chegam à unidade sem roupas adequadas para suportar as baixas temperaturas. Somos gratos a quem se juntou a nós nessa ação”, disse.

Segundo a assistente social da UPA, Paula Gallotti Baezza, em geral, moradores de rua são os que mais acabam sendo atendidos com as doações. “Quando um morador de rua chega à unidade, por exemplo, a equipe de enfermagem aciona o serviço social, que imediatamente providencia uma peça para que o paciente, ao receber alta, esteja devidamente protegido”, salientou.

MELHORIAS

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara está passando por melhorias que beneficiam tanto o público externo como equipes médicas, de enfermagem e dos setores administrativos. Na recepção, o balcão ganhou envidraçamento, que contribui com a organização do atendimento e, internamente, está havendo a troca do mobiliário.

De acordo com o coordenador da unidade, Carlos Eduardo Lobo, os investimentos valorizam a qualidade do atendimento. “Na recepção, temos uma melhor organização, com guichês separados para direcionar melhor as chamadas por senhas. É uma forma também de resguardar o trabalho desempenhado pelos atendentes, preservando o serviço burocrático”, disse.

Móveis planejados para serviços específicos já estão melhorando o trabalho das equipes na organização, guarda e proteção de materiais em dependências como salas de triagem para classificações de risco e de atendimento social, consultórios, salas de exames, de hidratação, de curativos, coletas e suturas, de raio-x e eletrocardiograma, de inalação e de imobilização para fraturas, de urgência e de observação, entre outros ambientes.