Arthur Chioro assume Ministério da Saúde

Publicado em: 07/02/2014

Secretário de Saúde de São Bernardo desde 2009 e parceiro da FUABC, Chioro aceita convite da presidenta Dilma Rousseff e assume Ministério

Secretário de Saúde de São Bernardo entre 2009 e 2014, Arthur Chioro deixou o cargo oficialmente em 31 de janeiro rumo a Brasília (DF), onde assumiu em 3 de fevereiro o Ministério da Saúde. Convidado pela presidenta Dilma Rousseff, o gestor se despediu da equipe de trabalho e amigos em cerimônia no Teatro Cacilda Becker, quando agradeceu o esforço, a coesão e a sintonia na implantação de soluções para a Saúde são-bernardense.

Emocionado, Chioro também lembrou dos inúmeros parceiros que contribuíram e contribuem para a qualificação da saúde no município, entre os quais a Fundação do ABC. “A FUABC hoje é fundamental. É uma ‘baita’ ferramenta de gestão”, considerou.

O atual ministro fez breve balanço sobre os anos à frente da Saúde de São Bernardo, ressaltando a implantação integral da rede de 9 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a integração do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), reestruturação completa da rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a ampliação do PSF (Programa de Saúde da Família). “Quando assumi a Secretaria, São Bernardo contava com apenas 6 equipes de Saúde da Família. Hoje são 103 equipes, que garantem74% de cobertura de Saúde da Família ao município”, contabilizou Chioro, que também destacou as implantações de 4 Farmácias Populares e do Programa Brasil Sorridente, além da construção do que considera “o mais moderno hospital público do país”, o Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC).

Durante a despedida, o ex-secretário apresentou panorama atual da saúde da cidade e as perspectivas a partir da recente entrega do HC, que incluem a transformação do Hospital Municipal Universitário (HMU) em Hospital da Mulher, a construção de um hospital de urgência e mudança do foco central do Hospital Anchieta para o tratamento do câncer.

No campo da Saúde Mental, Arthur Chioro revelou: “Nada me dá mais sensação de dever cumprido do que o trabalho na Saúde Mental, na restauração da liberdade de cidadãos que tiveram suas vidas prejudicadas por serem considerados diferentes. Eles não são diferentes. São seres humanos e cidadãos como todos nós, que permaneceram presos por até 20 anos no Hospital Lacan por terem transtornos psiquiátricos”, lamentou o ex-secretário ao reforçar a importância da reforma psiquiátrica em andamento na cidade, que entre outras ações engloba a instalação de Repúblicas e Residências Terapêuticas.

Além do cargo municipal, o ex-secretário também transmitiu a presidência do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) ao então vice-presidente da entidade, José Fernando Monti.

Presente à despedida de Arthur Chioro, o então ministro Alexandre Padilha desejou sucesso e agradeceu o apoio à sua gestão: “Fiz questão de vir à São Bernardo para agradecer ao Arthur por toda a contribuição enquanto secretário de Saúde. Ele ajudou muito a transformar a rede municipal e nunca mediu esforços para buscar recursos junto ao Governo Federal. A cidade está de parabéns. O prefeito Luiz Marinho investe em Saúde 22% do orçamento, quando a Constituição obriga a despender 15%”, lembrou Padilha.

Já o prefeito Luiz Marinho detalhou como foram as conversas com a presidenta Dilma Rousseff, que segundo o chefe do Executivo, “ficou impressionada com o Arthur Chioro durante a inauguração do Hospital de Clínicas”. Marinho afirmou que não será fácil substituir Alexandre Padilha, “o melhor ministro da Saúde que esse país já teve”, e anunciou a nova secretária de Saúde de São Bernardo: Odete Carmen Gialdi, que trabalhava como adjunta na Prefeitura desde janeiro de 2013.

“Consolidar o trabalho e seguir avançando”
Odete Carmen Gialdi agradeceu ao prefeito a confiança e disse sentir-se honrada com o convite, apesar da certeza de que o desafio é muito grande. “Vamos dar continuidade ao trabalho. Porém, mais do que isso, temos que consolidar e seguir avançando em um projeto que deu visibilidade ao secretário de Saúde a ponto de torná-lo ministro e substituir o melhor ministro da Saúde que o
Brasil já teve”, considerou.

A nova secretária encerrou seu primeiro discurso com a leitura de e-mail de agradecimento de uma munícipe sobre “o que fizeram com a saúde de São Bernardo”. No texto, a mulher conta que o marido sofreu acidente e ficou 28 dias internado no Hospital Anchieta. Também relata ser paciente da UBS Mussolini, onde o atendimento “é melhor do que particular”. Apesar de afirmar não conhecer Arthur Chioro, a munícipe conclui o texto com pedido ao ex-secretário: “Hoje vi na TV que o senhor será ministro da Saúde. Ministro Arthur Chioro, faça pelo Brasil o que o senhor fez por São Bernardo”.

Central de Regulação Médica do SAMU
Antes da cerimônia de entrega de cargo de Arthur Chioro, o prefeito Luiz Marinho acompanhou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na visita às novas instalações da Central de Regulação Médica do SAMU. O serviço foi transferido recentemente para o prédio onde funcionará a Central Integrada de Monitoramento (CIM), na região central da cidade.

Na Central, o SAMU poderá atuar em conjunto com a Guarda Municipal, o Trânsito e a Defesa Civil. A equipe da Central do SAMU é formada por oito operadores de frota, 16 telefonistas e cinco médicos reguladores por turno. O espaço conta com 11 estações telefônicas da linha 192 interligadas a 11 computadores. A partir de programa do Ministério da Saúde, é possível informatizar as chamadas de socorro, eliminando o preenchimento de dados em papel e facilitando a produção de estatísticas sobre os atendimentos.