Associação Brasileira de Psiquiatria credencia FMABC na categoria “A”

Publicado em: 12/02/2016

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) acaba de ser credenciado na categoria ‘A’ pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – ou seja, o maior nível de excelência na classificação da ABP. Com 76 médicos psiquiatras já formados e prestes a completar 15 anos de história, o programa da FMABC mantém parcerias junto às prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além de contar com ambulatórios específicos no próprio campus da faculdade.

O coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Danilo Antonio Baltieri

“Nosso Programa de Residência Médica em Psiquiatria teve início formalmente em 2002. Entretanto, um ano antes as disciplinas de Psiquiatria e de Psicologia Médica já desenvolviam um programa de estágio. Portanto, são 15 anos de funcionamento, pelos quais o programa foi se aperfeiçoando, criando serviços especializados e estabelecendo parcerias em benefício do ensino e da população assistida”, resume o coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Danilo Antonio Baltieri.

Com duração de três anos, a residência em Psiquiatria da FMABC oferece 8 vagas anualmente e funciona conforme as normas da Comissão Nacional de Residência Médica. Durante a formação, os médicos residentes realizam estágio pelos mais diversos serviços e subespecialidades, como serviços de emergências psiquiátricas, enfermarias psiquiátricas inseridas em hospitais gerais, reabilitação em psiquiatria e ambulatório de psiquiatria geral, além de ambulatórios especializados em transtornos do humor, psicogeriatria, psiquiatria da infância e adolescência, transtornos da sexualidade, clínica forense e interconsulta psiquiátrica.

CLASSIFICAÇÃO ‘A’

Conforme comunicado conjunto, a comissão que coordena as provas práticas para obtenção do Título de Especialista em Psiquiatria da ABP e a Diretoria da associação informaram que o Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC “atingiu percentual de 76,77, portanto, está acreditado pela ABP, com classificação ‘A’, ou seja, apto a aplicar a prova prática, etapa para obtenção do Título de Especialista em Psiquiatria da ABP, e apto a emitir o certificado de Proficiência Prática em Psiquiatria”.

“A classificação ‘A’ é o reconhecimento da Associação Brasileira de Psiquiatria a respeito da qualidade do Programa de Residência em Psiquiatria da FMABC. Essa conquista foi construída através da seriedade e do rigor com que os trabalhos são conduzidos em nossa instituição”, destaca Dr. Danilo Baltieri, que explica como funciona a aplicação de provas práticas: “Médicos provenientes de programas de residência médica em Psiquiatria que não foram acreditados pela Associação Brasileira de Psiquiatria precisam se inscrever em algum serviço credenciado para realização de prova prática, com critérios definidos pela própria ABP. Já estamos trabalhando para que a Faculdade de Medicina do ABC inicie neste ano a aplicação deste tipo de avaliação”.