Associação dos Docentes completa 35 anos e organiza ciclo de palestras

Publicado em: 15/05/2015

A Associação dos Docentes da Faculdade de Medicina do ABC (ADOC) completa em maio 35 anos de fundação e marca a ocasião com ciclo de palestras na área de educação. São três dias de capacitação voltada a professores da instituição, médicos residentes e demais membros da comunidade acadêmica interessados nos temas. As inscrições são gratuitas, feitas 30 minutos antes do início dos eventos, que terão lugar no Anfiteatro David Uip, no prédio do Centro de Pesquisas CEPES.

Em 11 de maio, às 11h30, a professora Patricia Zen Tempski abriu os trabalhos com o tema “Principais teorias da educação”. A convidada retorna à FMABC no dia 25, também às 11h30, para falar sobre os “Principais métodos de ensino”. O encerramento do ciclo de capacitação terá palestra sobre os “Principais métodos de avaliação”, cuja data será divulgada em breve pela ADOC.

Patricia Zen Tempski é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e professora de Embriologia Humana na Faculdade Evangélica do Paraná. A médica também coordena o Ambulatório de Atendimento à Pessoa com Síndrome de Down do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP. É idealizadora de pesquisas sobre qualidade de vida de estudantes da área da saúde e organizadora do PAEM – Programa de Avaliação de Escolas Médicas.

35 ANOS DE APOIO AOS DOCENTES

Em 28 de maio de 1980, os professores da Faculdade de Medicina do ABC fundavam a Associação dos Docentes. O primeiro presidente, Dr. Orlando César de Oliveira Barreto, comandava a entidade ao lado de Szulim Ber Zynger (vice-presidente), Registila Libania Beltrame (1ª secretária), Roberto Badhur (2º secretário), Maria Cristina Cristoforo (1ª tesoureira) e Rosa Alta Goldfarb Goresco (2ª tesoureira).

Ao longo de três décadas e meia de trabalho foram incontáveis os desafios da ADOC, sempre em busca de aprimorar o ensino na FMABC e contribuir para o crescimento e consolidação da faculdade como uma das mais importantes do país.

Em outubro de 2013, o primeiro presidente da associação, que foi professor de Hematologia da FMABC entre 1975 e 1983, retornou ao campus universitário para momento histórico: a inauguração de uma nova sede para a ADOC – que oferece espaço mais adequado e integrador aos professores, tanto para descanso e socialização nas horas livres quanto para estudo e pesquisa, com computadores e internet rápida à disposição.

Na ocasião da inauguração, Dr. Orlando Barreto recordou os primeiros passados da instituição: “Quando criamos a associação, os professores passaram a ver que eram fortes dentro da faculdade. A escola vivia intenso período de movimentos estudantis e greves, porém os docentes não estavam integrados. Não havia espaço para discussão”, afirmou o primeiro presidente, que completou: “A partir da criação da Associação dos Docentes, passamos a participar dos debates e a buscar soluções para os problemas da FMABC. Cheguei a ir até Brasília conversar com o secretário que cuidava da área de relações governamentais com instituições de ensino, a fim de expor as dificuldades enfrentadas pela Medicina ABC e reforçar negociações que já estavam em andamento para aporte do Governo Federal. Algumas semanas mais tarde passamos a receber recursos do Ministério da Saúde, que contribuíram muito com as contas da instituição.

Hoje a ADOC tem como presidente o professor e coordenador na graduação do 1º ano do curso de Medicina, Dr. Sergio Baldassin. A direção da associação também conta com os docentes José Carlos Molero, da Fisioterapia, Nilson Silva, do Núcleo do Bem-Estar do Aluno, Maria Elisa Ravagnani Ramos, da Enfermagem, Adriano Meneghini e Neif Murad, ambos da Cardiologia.