Avanços na Saúde marcam primeiro ano da atual gestão em São Bernardo

Publicado em: 16/02/2018

Desde o início do governo, prefeito Orlando Morando prioriza o acompanhamento presencial do trabalho nas unidades

 

Visita às unidades de Saúde tornou-se rotina no ano passado, e prefeito Orlando Morando promete intensificar vistorias em 2018

Segundo cronograma estipulado desde o início da gestão, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, tem vistoriado todas as unidades de Saúde do município, com o objetivo de acompanhar de perto a realidade dos equipamentos, bem como garantir melhorias nos serviços ofertados. Um dos locais mais visitados é o Hospital Pronto-Socorro Central, no Centro. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, o prefeito realizou visita surpresa em dezembro, após receber críticas da unidade pelas redes sociais.

Morando permaneceu no complexo hospitalar por duas horas. Conversou com grande parte dos pacientes e acompanhantes do hospital e questionou sobre a qualidade do atendimento e o tempo de espera. “Recebo constantes críticas do Hospital Pronto-Socorro Central e fiz questão de vir novamente à unidade, de surpresa, para conversar com os pacientes. Todas as pessoas elogiaram a equipe médica e também da enfermagem. Reconheço as dificuldades do PS. Por isso, estamos construindo um novo equipamento de saúde: o Hospital de Urgência, que será entregue em 2019. As obras estão a todo vapor. Em breve, iremos dobrar a quantidade de leitos em nossa cidade”, disse Morando.

Antes, o prefeito também vistoriou a UBS Jardim Ipê, no bairro dos Casas. Neste local, recebeu críticas devido ao atendimento da equipe de recepção e decidiu vistoriar a unidade. “Busquei constatar as críticas que foram destacadas. Percebi que a população tem razão em reclamar e por isso vamos solucionar o problema. Iremos investir em treinamento e na importância de o tratamento ser humanizado. Não vamos admitir que nenhum paciente seja maltratado nas unidades de saúde de São Bernardo”.

VISTORIAS

Ao longo de 2017, o prefeito vistoriou todas as unidades de saúde do município, entre hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs). Todas as visitas foram de surpresa e tinha como objetivo sentir a forma que os pacientes são atendidos. Em apenas uma UBS houve problemas. Um médico deixou a unidade antes de encerrar o horário de trabalho. O profissional foi notificado e o problema solucionado. O prefeito ainda ressaltou que, em 2018, as vistorias serão intensificadas. “Minhas visitas não têm o objetivo de fiscalizar os funcionários. Meu papel aqui é defender a Saúde dos moradores de São Bernardo”.