Banco de Leite do HMU opera com menos da metade da capacidade

Publicado em: 12/04/2013

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo está operando com estoque 53% abaixo da capacidade mensal, de 300 litros. Na primeira quinzena de março, 95 mães doaram, beneficiando 72 recém-nascidos prematuros de alto risco, que precisam ficar internados por meses e cujas mães produzem pouco leite. De acordo com a responsável pelo Banco, Nerli Andreassa, a unidade dispõe de apenas 142 litros (47% da capacidade).

“Um dos fatores para diminuição foi o descredenciamento de 22% das doadoras de leite materno. Vários fatores explicam essa queda, como o retorno das mulheres ao trabalho, viagens e redução na produção do leite excedente”, esclareceu a responsável.

Para reforçar a importância da amamentação e estimular a doação de leite materno, a Prefeitura promove campanhas nas 32 Unidades de Saúde Básica (UBSs) da rede e nos hospitais. A equipe do HMU realiza ainda ações de sensibilização junto às gestantes e mães que acabaram de dar à luz.

Uma das beneficiadas pelo leite é Maria Clara, que nasceu prematura, pesando somente 840 gramas e com apenas 30 centímetros. Há quatro meses, a pequena sãobernardense está internada na maternidade do HMU sob cuidados médicos e dedicação integral da mãe, Claudia da Rocha Viotto. Graças ao empenho da equipe, a menina chegou a 2 quilos e tem agora 44 cm.

Para Claudia, um dos fatores mais importantes na recuperação da filha está sendo a solidariedade das doadoras do Banco de Leite Humano. “Tive complicações na gravidez. Quando ela nasceu, até tive leite para amamentar, mas secou. Por isso, participar dessa ação é tão importante, porque é um alimento essencial para todos os bebês”, comentou.

Como participar

A coleta do leite humano é feita pela própria doadora, em sua residência. O material para o armazenamento é fornecido pelo HMU, que vai buscar posteriormente o recipiente no domicílio.

O Banco de Leite Humano fica na Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, no Bairro Rudge Ramos. O cadastro pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Mais informações pelo telefone 4365-1480 (ramal 1203).

Conheça os benefícios para bebê do leite materno:

  • Diminui a mortalidade neonatal
  • Assegura melhor qualidade de vida aos recém-nascidos
  • É grande fonte de proteínas e calorias
  • Possui anticorpos que protegem a criança contra infecções até os dois anos de vida
  • Traz benefícios para a mãe que doa o leite
  • Reduz o sangramento após o parto
  • Diminui a incidência de anemia, de cânceres de mama e ovário e de osteoporose
  • É excelente aliado da mãe para recuperar o peso normal