Bebês da UTI Neonatal do Hospital da Mulher recebem toque terapêutico por meio do Reiki

Publicado em: 01/08/2019

Técnica traz tranquilidade e equilíbrio em ambiente onde a maioria dos bebês luta pela vida

 

A terapia oriental realiza troca de energia, revitaliza e harmoniza o corpo através do calor das mãos

O toque terapêutico por meio do Reiki tem feito muita diferença na UTI Neonatal do Hospital da Mulher de Santo André. A terapia oriental complementar e integrativa que troca energia, revitaliza e harmoniza o corpo através do calor das mãos, tem sido aplicada nos bebês e nas mamães por membros da Associação de Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA).

A equipe de voluntárias realiza a terapia semanalmente desde o início do ano nos bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO) e da UTI 2, onde as mães estão presentes e também recebem a terapia. “O Reiki promove bem-estar, equilíbrio e alivia a ansiedade e o estresse comumente vividos por estes bebês e mães. Além disso, traz conforto, relaxamento, diminui o ritmo cardíaco e respiratório e auxilia no alívio de dores físicas”, explica a voluntária que aplica a técnica, Neide Maria Lopes Barbosa.

Para a supervisora de enfermagem da UTI Neonatal, Carolina Giampaoli, o método é eficaz e traz resultados positivos. “Vejo uma resposta positiva dos nossos bebês. Quando recebem a terapia, ficam mais calmos e menos chorosos. Acredito que as voluntárias que aplicam esta terapia transmitem o que é necessário para que esta técnica funcione, ou seja, serenidade, amor, carinho e energias positivas”.

Para a médica neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Claudia Giolo, a parceria entre médico e humanização é essencial. “A junção do corpo e da alma no objetivo de harmonizar e equilibrar os campos energéticos auxilia na resolução das doenças. Eu mesma recebo o Reiki toda semana na unidade, o que ajuda muito na minha rotina diária de UTI. Me traz mais resiliência e paz para enfrentar nossa rotina árdua”, conclui. O Reiki em família também ajuda a fortalecer os laços e a gerir melhor as emoções.

No Hospital da Mulher a média mensal de internações na UTI Neonatal é de 60 bebês. Em maio foram 64 internações, ante 46 em junho.