Bertioga apresenta plano de humanização ao Departamento Regional de Saúde

Publicado em: 18/10/2013

O Hospital Bertioga – FUABC é o primeiro da Baixada Santista a apresentar planejamento de atividades em humanização ao Grupo de Trabalho de Humanização Regional (GTH) do Departamento Regional de Saúde (DRS IV). Detalhado pela Comissão de Humanização em 29 de setembro, o Plano de Humanização é baseado nas políticas Nacional e Estadual, além de outros relatórios como o Humaniza SUS.

Segundo a diretora do departamento no Hospital Bertioga, Mirian de Almeida Andrade, o desenvolvimento do planejamento visa a alinhar a teoria das políticas às práticas no serviço. “O plano dá visibilidade às ações e contribui para a melhoria da assistência prestada no SUS”, explica.

O plano do hospital conta com total de 11 projetos, entre os quais Ouvidoria, Acolhimento com Classificação de Risco, Brinquedoteca e Voluntariado Musical – todos já em andamento. Também constam ações que serão implantadas neste ano, como Voluntário Acolhedor, Manual do Acompanhante e Oficina de Papel. O relatório apresentado ao Grupo de Trabalho de Humanização Regional foi realizado por equipe de profissionais de diversos setores.

Para Mirian Andrade, a apresentação do grupo do Hospital Bertioga contribui para que outras unidades construam seus planos de acordo com as políticas de humanização. “O plano do Hospital de Bertioga busca ambiente acolhedor, com projetos terapêuticos singulares e clínica ampliada em seus objetivos”, esclarece a diretora.