Bertioga é a primeira do Estado a receber serviço de telemedicina

Publicado em: 23/05/2014

Bertioga é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber rede de atendimento médico à distância. Inédito no país, o sistema do Governo do Estado foi lançado em 5 de maio no Hospital Bertioga – FUABC, anunciado à distância ao prefeito Mauro Orlandini pelo governador Geraldo Alckmin, que estava online em São Paulo.

O sistema de telemedicina será operado pela equipe da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), na Capital, e servirá como apoio ao processo de regulação de leitos e transferências de pacientes entre unidades de saúde. O atendimento médico à distância também irá auxiliar no esclarecimento de diagnósticos e no monitoramento de pacientes que derem entrada em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto atendimento por todo o Estado.

O equipamento a ser utilizado pelo Hospital Bertioga foi disponibilizado pelo Governo do Estado e já foi testado no próprio dia 5. “É uma grande conquista para Bertioga e região”, comentou o governador, que estava na sede da Cross, em São Paulo. “Esse sistema vai melhorar a regulação de leitos, otimizando a saúde e trazendo mais qualidade de vida”, disse o prefeito.

Para o diretor de Saúde de Bertioga, Cássio Rosinha, o novo sistema trará considerável melhora na triagem de leitos. “O médico regulador terá mais possibilidade de avaliar cada caso, destinando o leito de acordo com as prioridades”.

O superintendente do Hospital Bertioga, Rogério Bigas, lembra que equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde fez análise da rede de informatização da unidade antes da escolha de Bertioga como parte do projeto-piloto recém-implantado. Bigas destaca ainda sua expectativa sobre o sistema. “Creio que vamos ter mais agilidade nas transferências dos casos de maior complexidade”.

Além do Hospital Bertioga, outras 31 unidades hospitalares nas nove cidades da Baixada Santista integrarão a rede até junho. O investimento é de cerca de R$ 3,1 milhões. A região foi escolhida porque sofre forte variação do fluxo de atendimento hospitalar em virtude do deslocamento de turistas em finais de semana, feriados e temporada de férias.

Em tempo real, equipes médicas da Cross e dos serviços hospitalares discutirão quadros clínicos de pacientes por meio da videoconferência – sistema de comunicação com transmissão de áudio e vídeo via internet. Casos mais complexos poderão ser discutidos com equipes médicas de três hospitais universitários considerados referências nacionais: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital São Paulo, ligado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Somente após a avaliação dos casos e conclusão dos quadros de saúde que será definida a necessidade, ou não, da transferência dos pacientes para hospitais de referência.

O objetivo do serviço é otimizar a assistência hospitalar e prevenir complicações nos quadros clínicos dos pacientes, além de evitar transferências desnecessárias de pessoas com casos mais simples, que podem ser resolvidos na própria unidade de origem.

Para ofertar o serviço, a Cross irá dispor de seis postos de apoio, todos equipados com monitor de 21 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais. Essa mesma estrutura também fará parte das estações móveis de trabalho dentro dos hospitais universitários e unidades integrantes da rede. Além disso, a Cross contará com sala de telemedicina com duas telas de 50 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais.