Biossegurança é tema de treinamento no Hospital Nardini

Publicado em: 08/07/2022

Capacitação foi destinada às equipes multidisciplinares e estagiários do curso de Enfermagem nível técnico

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) do Hospital Nardini de Mauá organizou dias 23, 24, 27 e 30 de junho treinamento sobre a importância da adoção de medidas de biossegurança na unidade hospitalar. A ação foi destinada às equipes multidisciplinares e estagiários do curso de Enfermagem nível técnico.

O objetivo da campanha, conduzida pelos técnicos de Segurança do Trabalho André Paixão e Fernanda da Silva, foi conscientizar os funcionários da área assistencial sobre os perigos do reencape de agulhas e seringas. A prática eleva o número de acidentes com perfurocortantes em profissionais de Saúde.

As equipes também foram alertadas sobre a utilização correta de máscaras, higienização de jalecos, conjuntos privativos e uso de adornos. A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o setor de Recursos Humanos e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND)

NUTRIÇÃO

Dia 27 de junho, outro treinamento foi ministrado em parceria com o NEPEP, desta vez destinado ao Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade. O tema foi “Orientação dos padrões de dietas e a importância da prescrição médica correta”. Foram abordados assuntos como prescrição médica; dietaterapia; tipos de dietas; restrições alimentares e consistência; e suplementações proteica e hipercalórica.

“A prescrição da dieta é o primeiro item da prescrição médica. Ela determina o tipo de dieta, a quantidade de nutrientes e a frequência das refeições. As características de uma boa prescrição de dieta são: deve ser clara e específica, ser transmitida em poucas palavras, inequívoca, não permitir duplas interpretações, ser completa e conter somente as modificações ou restrições dietéticas”, explica a nutricionista coordenadora do SND do hospital, Ana Claudia Sargo Campana.