Brasil será sede de congresso mundial de neurologia infantil

Publicado em: 11/04/2014

O Brasil em 2014 não será alvo de holofotes somente por sediar a Copa de Mundo de Futebol. Pela primeira vez na história, o país será palco do Congresso Mundial de Neurologia Infantil (International Child Neurology Congress – ICNC2014) – evento oficial junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) e que espera reunir aproximadamente 1.500 neurologistas de todo o mundo em Foz do Iguaçu, de 4 a 9 de maio.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), o congresso chega à 13ª edição e retorna à América Latina após 21 anos, quando fora realizado em Buenos Aires, na Argentina. “Nos últimos 20 anos a Neurologia Infantil progrediu muito como especialidade pediátrica não só no Brasil, mas na América do Sul em geral. Várias sociedades nacionais foram criadas. No Brasil, a SBNI tem atualmente mais de 300 membros – mesma quantidade da Sociedade Argentina de Neurologia Infantil, por exemplo”, contabiliza o presidente do comitê organizador do ICNC 2014, Dr. Sérgio Rosemberg, que acrescenta: “Além do fato de nosso continente não ter acolhido o evento na duas últimas décadas, o Brasil foi eleito sede pelo conselho executivo da International Child Neurology Association devido à força inegável da especialidade, que pode ser testemunhada por série de neurologistas infantis, de todas as partes do mundo, que tem visitado os países da América Latina nos últimos anos”.

Para o secretário da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Rubens Wajnsztejn, trata-se de momento especial não só para a especialidade, mas para o país. “O Brasil tem grande prestígio na área em todo o mundo. A escolha do país como sede do congresso em 2014 ratifica a importância das instituições nacionais frente aos grandes centros de Neurologia Infantil mundiais”, comemora o médico.

A Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil organiza trimestralmente reuniões científicas para discussões de casos clínicos considerados de grande dificuldade diagnóstica. Os encontros são comandados pelos próprios diretores da SBNI, Luiz Celso Vilanova, Marcelo Masruha, Fernando Arita e Rubens Wajnsztejn, além do presidente do comitê organizador do ICNC 2014, Sérgio Rosemberg. Os médicos representam cinco das mais conceituadas instituições nacionais na área de Neurologia Infantil: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Medicina do ABC, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de São Paulo.