Braskem doa equipamentos para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André

Publicado em: 08/12/2022

Doação de aparelhos hospitalares somou mais de R$ 580 mil e auxiliará no atendimento de milhares de pacientes atendidos pela unidade de saúde

 

Dirigentes durante entrega dos equipamentos ao HEMC

A Braskem doou equipamentos hospitalares de grande importância para o atendimento aos pacientes do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Ao todo foram entregues três cardioversores, quinze monitores paramétricos e um ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), somando um investimento de mais de R$ 580 mil. A doação é resultado da parceria entre a Braskem e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do programa Matchfunding Salvando Vidas, iniciativa na qual o banco dobra o valor doado pela empresa para apoiar doações de equipamentos e insumos a hospitais públicos e filantrópicos que atendem pacientes com a Covid -19.

“Estamos felizes em realizar esta doação tão importante para a comunidade local. Iniciativas como estas evidenciam nossos esforços para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas das regiões de nossas unidades. Estes equipamentos permitirão aos médicos salvar muitas vidas e melhorar a qualidade dos atendimentos para a população do ABC e isso é muito gratificante”, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

O investimento na doação dos cardioversores para o Hospital Estadual Mário Covas contribuirá no atendimento de pacientes cardíacos com arritmias graves e emergências que necessitam de tratamento elétrico. Considerados de extrema importância nos hospitais, foram doados 15 multiparâmetros, equipamentos que serão utilizados no Centro de Tratamento Intensivo para acompanhamento dos sinais vitais dos pacientes.

Para suprir as necessidades de maior complexidade, a unidade recebeu também o ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea, que proporcionará por meio de sua tecnologia avançada que o coração e o pulmão do paciente descansem enquanto o aparelho faz suas funções, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor.

“O Hospital Mário Covas já oferece atendimento diferenciado à população. Com essas doações, torna-se referência ainda maior com recursos e equipamentos de qualidade, que permitem atuar com segurança, sempre pensando na recuperação e no bem-estar dos pacientes da instituição. Agradecemos a Braskem e estaremos sempre abertos a parcerias como esta”, declarou o diretor-geral do hospital, Dr. Adilson Cavalcante, durante a entrega realizada pela Braskem em 1º de novembro.

“A parceria firmada entre BNDES e Braskem no Matchfunding Salvando Vidas evidencia que, ao operarem em conjunto, o setor público e a iniciativa privada podem trazer resultados impactantes para o País nos âmbitos social e ambiental. Esta, e outras ações ASG tangíveis ou intangíveis, são exemplos das diversas frentes que vem sendo implementadas por meio da interação BNDES e parceiros”, afirmou Marcus Santiago, Chefe do Departamento de Relacionamento de Impacto com o Setor Corporativo.

A população de toda a região do Grande ABC recebe atendimento médico no Hospital Mário Covas em diversas especialidades. A unidade de saúde é exclusiva para pacientes do SUS, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Fundação do ABC/OSS – Organização Social de Saúde, entidade com mais de 26 mil funcionários diretos e que responde pela gestão de 16 hospitais públicos, seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), entre outras unidades de saúde.