Brinquedoteca do Hospital Márcia Braido é reinaugurada em São Caetano do Sul

Publicado em: 26/09/2017

Espaço, entregue totalmente revitalizado, foi criado em 2010 e ficou fechado os últimos quatro anos

A Prefeitura de São Caetano do Sul reinaugurou dia 23 de setembro a brinquedoteca Dr. Roberto Guidoni, localizada no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, que também teve o 3º andar totalmente revitalizado e reativado. A obra custou R$ 200 mil e foi realizada por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Centro de Estudos Dr. Sylvio Torres e Centro Universitário São Camilo.

A brinquedoteca foi criada em 2010, como forma de acelerar a recuperação das crianças internadas no hospital, mas foi desativada em 2013 e ficou fechada nos últimos quatro anos. Agora, foi reaberta totalmente nova.

“Estamos enfrentando um ano sem recursos e com a necessidade de recuperar espaços importantes como esse. E já nas próximas semanas, vamos reinaugurar a UTI pediátrica e, na sequência, o centro cirúrgico deste hospital, que estavam sem mínimas condições de uso. E logo após vamos iniciar a revitalização dos 4º e 5º andares do prédio”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

TRATAMENTO

“A brinquedoteca é extremamente importante para acelerar a recuperação das crianças, pois abrevia o tempo de tratamento e minimiza a dor no período em que permanecem internadas”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura.

O nome da brinquedoteca é homenagem ao médico Roberto Guidoni, responsável por iniciar as atividades de pediatria na cidade. Na reinauguração, os filhos Ricardo e Cynthia Guidoni foram homenageados pela Prefeitura. “É um prazer e orgulho ver o nome do meu pai nesse espaço. Ele foi um médico dedicadíssimo que, em 1954, iniciou o primeiro serviço de pediatria em São Caetano”, afirmou o filho.

O espaço é localizado no 3º andar do Hospital Márcia Braido, pavimento também revitalizado. Em janeiro, a atual gestão encontrou o andar desativado. Agora, com infraestrutura e equipamentos novos, o andar conta com nove quartos, sendo 18 leitos infantis. Também possui sala de administração e posto de enfermagem. Além da pintura, foram trocados piso, forro, mobília, parte elétrica e hidráulica.