Brinquedoteca organiza dias do “Desafio” e do “Brincar”

Publicado em: 14/06/2013

Os pequenos pacientes internados na pediatria do Hospital Bertioga – FUABC participaram em maio de duas atividades temáticas na Brinquedoteca. Em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, em 28 de maio, e ao Dia do Desafio, 29, as crianças se divertiram em jogos e gincanas especiais, orientados pelas brinquedistas Marinalva Almeida Coutinho e Raquel Cristina Duarte.

Para o paciente Breno Roberto da Silva Freire, de 11 anos, foi a primeira vez que montou um quebra-cabeça de 150 peças. “Gostei muito de brincar na brinquedoteca e de todos aqui”, disse antes da alta médica. No Dia do Desafio, as crianças foram convidadas a se mexer em brincadeiras como batata quente, vivo ou morto e dança das cadeiras.

“Durante a internação, os pais estão com a atenção voltada exclusivamente às crianças. Por essa razão as atividades são oportunidades de unir pais e filhos em momentos que poderem aproveitar e brincar juntos”, considera a coordenadora da Brinquedoteca, Veronica Despezzi.

O Dia Internacional do Brincar foi instituído pela Unesco e é comemorado em centenas de cidades dos cinco continentes. A Brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX, visando a garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. O espaço caracteriza-se por possuir conjunto de brinquedos e brincadeiras, oferecendo ambiente agradável, alegre e colorido que incentiva o lúdico.

Já o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente. A campanha incentiva a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC-SP coordena o evento no continente americano desde 2000.