Publicado em: 22/05/2025
As artes estão sendo expostas no corredor central
Em um projeto que une sustentabilidade e criatividade, a Comissão de Resíduos do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está transformando caixas de papelão descartadas pela unidade em páginas de um livro de texturas. A iniciativa convidou colaboradores a dar nova vida a esses materiais, criando obras de arte únicas que carregam histórias pessoais e temas inspiradores.
O projeto começou em março de 2025, com o tema “Memórias da Infância”, em que os participantes criaram telas de 30 x 40 cm, nomearam suas obras e compartilharam as histórias por trás delas. Essas memórias, além de enriquecer o livro, auxiliam os colaboradores em aspectos como adaptação, relacionamentos interpessoais e tomada de decisões.
A cada mês, um novo tema é explorado: em abril, o foco foi “Natureza – Animais e Florestas”, ao passo que, em maio, estão sendo produzidas artes sobre “Galáctico – Universo e Planetas”. Junho será dedicado à montagem final dos volumes e uma tarde de autógrafos, quando o livro será disponibilizado no Espaço Infantil da unidade.
Aproveitando a comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, o AME-PG realizou a “Semana do Livro”, expondo as primeiras páginas do projeto no corredor central. A atividade também integrou as comemorações do Mês de Conscientização do Autismo, destacando a importância da leitura por meio de imagens e texturas, que facilitam a compreensão para muitos.