Calouros pintam creche durante “Trote Solidário”

Publicado em: 22/02/2013

Calouros pintam creche durante “Trote Solidário” Calouros pintam creche durante “Trote Solidário”

Pelo menos 130 alunos da Faculdade de Medicina do ABC – 110 calouros e 20 veteranos – fizeram a alegria de crianças de zero a 5 anos atendidas pela creche São Jerônimo Emiliani, em Santo André. Por voltas das 8h30 de 20 de fevereiro, ônibus lotado partiu do campus universitário rumo à instituição assistencial, onde foi realizado o Trote Solidário 2013.

Sob responsabilidade do Departamento de Assistência e Previdência da FMABC (DAP), a ação contou com pequenas reformas, reposição do estoque da enfermaria local, pintura de muros com temas infantis, distribuição de lanches para os pequenos e diversas atividades recreativas. Além disso, a tradicional pintura dos rostos dos calouros ficou a cargo da criançada, que se divertiu com a quantidade de tintas, cores e de calouros para pintar.

“O trote na creche buscou integrar calouros e veteranos em uma atividade que mostra o lado humano proporcionado pela Faculdade”, contam os estudantes do 3º ano e membros da Diretoria do DAP, Nádia Romanelli Quintanilha e Gabriel Calazans, que acrescentam: “A rotina do estudante de medicina é muito técnica e desgastante. Por isso procuramos desenvolver atividades que valorizem a solidariedade e o voluntariado, cujo exercício no dia a dia é bastante difícil devido às obrigações acadêmicas e à falta de tempo”.

 

trote_aluna_morganna_alvestrote_solidario_2013_fmabc_01Para a caloura Morganna Alves, o trote solidário da Medicina ABC “superou todas as expectativas”: “Nunca pensei que o trote pudesse ser tão divertido e que não fizesse mal. Achei que iria sair pintada, mas não por uma boa causa”, descontrai Morganna, que completa: “O trabalho do médico já é algo muito humano e esse tipo de iniciativa mostra que os alunos têm responsabilidade social. O trote solidário ressalta a importância do profissional de saúde de verdade, que se preocupa com pessoas e não apenas com diagnósticos ou em receitar medicamentos”.

Humanização permanente: Além do trote solidário, o DAP desenvolve diversas atividades durante o ano, inclusive de atenção permanente à determinada comunidade. Este ano, o local escolhido deve ser a própria creche São Jerônimo Emiliani. “Além de ações pontuais, temos projeto contínuo em que acompanhamos a população de alguma localidade específica ou instituição assistencial, realizando estudos e palestras direcionadas. Além disso, distribuímos cestas básicas às famílias mais carentes e organizamos campanhas para entrega de ovos de Páscoa e sacolinhas de Natal, entre outros trabalhos”.