Câmara de Ribeirão Pires entrega título de cidadão ao médico e advogado Airton Gomes

Publicado em: 16/03/2018

Homenageado é diretor-geral do AME Mauá, unidade que atende a microrregião de Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires entrega nesta sexta-feira (16 de março) o título de cidadão ribeirãopirense ao médico e advogado Dr. Airton Gomes, diretor-geral do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá. A outorga será durante sessão solene, a partir das 19h, em comemoração pelo 64° aniversário do município.

O gestor foi escolhido pelos relevantes serviços prestados à frente do AME Mauá – equipamento da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela Fundação do ABC, cuja referência para atendimentos é a microrregião do Grande ABC formada por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Inaugurada em 2011, a unidade estadual realiza anualmente mais de 61 mil consultas e atendimentos, 4 mil cirurgias e quase 121 mil exames e procedimentos. Conta com 17 consultórios médicos e 4 não médicos, 2 salas de curativo, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 4 salas de exames de métodos diagnósticos, posto de enfermagem e Central de Material e Esterilização (CME), entre outros espaços.

HOMENAGEADO

Dr. Airton Gomes formou-se médico em 1979 pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), onde também cursou mestrado e atuou como docente por 10 anos. Tem especialização em Ginecologia e Obstetrícia, doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou por uma década como delegado superintendente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) – regional Santo André. Possui vários livros publicados pelo conselho como coautor nos temas relacionados à bioética. Integrou, ainda, a Associação Paulista de Medicina (APM) como diretor distrital.

Em 2009, assumiu desafio no Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande, onde iniciou como assistente técnico em Ginecologia e Obstetrícia, passando a assistente de Diretoria Técnica, até assumir a Diretoria Técnica da unidade. Está à frente do AME Mauá desde meados de 2017.

No âmbito jurídico, pela relevância dos serviços prestados na Comissão de Direito Médico da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Airton Gomes foi homenageado no 31º Prêmio Magnífico Melhores de 2016, na Câmara Municipal de São Paulo. A importância do trabalho voltado à defesa de temas como aspectos ético-profissionais e direitos dos pacientes justificaram a indicação à premiação.