Câmara de Santo André homenageia 21 anos do Hospital Estadual Mário Covas

Publicado em: 11/11/2022

Sessão solene reuniu autoridades e promoveu diversas homenagens a colaboradores da unidade

 

Pedrinho Botaro, Adilson Cavalcante e Coronel Edson Sardano

A Câmara Municipal de Santo André realizou em 9 de novembro sessão solene em homenagem ao Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), que neste mês completa 21 anos de serviços prestados à Saúde Pública do Grande ABC. A solenidade, uma iniciativa do vereador Coronel Edson Sardano, foi comandada pelo presidente da Câmara, Pedrinho Botaro, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

Localizado no bairro Paraíso, em Santo André, o Hospital Estadual Mário Covas é hoje o maior hospital público do Grande ABC, referência para atendimentos de média e alta complexidades na região e, em especial, em Santo André. A unidade conta com 313 leitos entre as alas de internação, unidade de terapia intensiva e leitos pediátricos destinados ao atendimento de crianças com câncer.

Ao todo são mais de 1.900 funcionários diretos à serviço da população que utiliza os serviços, todos ofertados via Sistema Único de Saúde. Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações diariamente, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. A unidade também possui Banco de Sangue, Banco de Leite Humano, Centro de Fisioterapia, Central de Vacinas e outros serviços de ponta que qualificam e otimizam os atendimentos.

Pedrinho Botaro, Luiz Mário Pereira e Coronel Edson Sardano

“É uma semana especial para o Hospital Mário Covas. Uma semana de reconhecimento. Na verdade, essa comemoração é feita principalmente para a população atendida pelo SUS. É uma homenagem muito mais dirigida à sociedade do que ao HEMC. Deixo meus cumprimentos a todos os colaboradores que diariamente trabalham para manter viva a história da instituição e a história da vida das pessoas. É um equipamento referência para o Grande ABC e todo o Estado de São Paulo, que conta com especial participação do Centro Universitário FMABC como braço de ensino, pesquisa e extensão universitária”, disse o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

Desde a inauguração, em 2001, o Hospital é administrado pela Fundação do ABC e vinculado como hospital-escola do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) desde 2013. Um dos grandes diferenciais é justamente o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados ao Centro Universitário, vários deles docentes, mestres e doutores.

“É uma felicidade muito grande representar o hospital nesta homenagem. É uma semana muito feliz para a instituição. Tem sido um desafio muito grande, mas que não é deste momento, e sim de 21 anos atrás. Graças também ao envolvimento da FUABC, que em todo este período tem conduzido muito bem o hospital, com fundamental participação do Centro Universitário FMABC. Existe um propósito importante no hospital, que é tratar os nossos pacientes com excelência, qualidade e humanização. Esperamos que todos esses trabalhos favoreçam ainda mais a comunidade do Grande ABC”, agradeceu o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Cavalcante.

Pedrinho Botaro, Maria Aparecida Rodrigues e Coronel Edson Sardano

HOMENAGENS

A sessão solene contou com homenagens a diversas personalidades, entre as quais o presidente da FUABC e o diretor-geral do HEMC. Outras sete pessoas foram reconhecidas. São elas: Dr. Ivo Carelli Filho, médico coordenador da equipe de Mastologia do Hospital Estadual Mário Covas; Dra. Patrícia Xavier Santi, médica coordenadora da Oncologia do HEMC; Maria Aparecida Rodrigues, assistente Administrativa do Centro Cirúrgico Geral do HEMC; Lilian Ferreira Mattiello, assistente Administrativa da Humanização do HEMC; Rodrigo Alveti Brolo, gerente da Qualidade e Processos Assistenciais do HEMC; Simone Contardi Barros, enfermeira da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HEMC; e Duilio Pisaneschi, ex-deputado federal.

CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE

Em 2018, o Hospital Mário Covas conquistou a certificação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação, o mais alto nível do ranking de qualidade. Já no ano passado, alcançou a inédita acreditação “Qmentum International”, nível Diamante. Em novembro deste ano, foi eleito o 7° melhor hospital público de todo o País, em premiação do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde.

Em 2022, até o mês de agosto, a unidade realizou quase 4.700 cirurgias, 70 mil consultas médicas, 350 mil exames laboratoriais, 77 mil exames de imagem e mais de 14.600 atendimentos de emergência.