Câmara de Santo André homenageia biomédicas do Centro Universitário FMABC

Publicado em: 31/10/2023

Nesta quarta-feira (01/11), Flávia Gehrke, Aleksandra Sant’Ana e Thaís Gascón serão homenageadas em reconhecimento ao trabalho e dedicação à Biomedicina

 

Em celebração ao Dia Nacional do Biomédico, comemorado oficialmente em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Santo André realizará uma Sessão Solene para homenagear profissionais biomédicos que se destacam na cidade. O evento, marcado para amanhã (1º de novembro), das 18h30 às 21h00, contará com a presença de diversas autoridades e profissionais da área.

Entre as homenageadas estão as biomédicas Dra. Flávia Gehrke, Dra. Aleksandra Sant’Ana e Dra. Thaís Gascón, todas do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), unidade mantida pela Fundação do ABC. As profissionais serão reconhecidas por sua contribuição significativa para a valorização da categoria biomédica e pelo impacto positivo de seu trabalho na saúde da população do município.

A proposição da homenagem é do vereador Lucas Zacarias, e conta com o apoio do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região, representado por Michel Sant’Anna, biomédico, professor e conselheiro do CRBM1.

“É com imensa alegria e satisfação que recebemos a notícia da homenagem às doutoras Flávia Gehrke, Aleksandra Sant’Ana e Thaís Gascón. Este é um merecido reconhecimento ao papel que desempenham em nossa instituição, contribuindo significativamente para as atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão do Centro Universitário FMABC. O comprometimento, a dedicação e a excelência no trabalho desenvolvido por elas fortalecem diariamente o nosso compromisso com a educação de qualidade e com a promoção da saúde em nossa comunidade. Estamos orgulhosos de tê-las em nosso time e reconhecemos a importância do trabalho delas para o avanço e o sucesso de nossa instituição”, destaca o vice-Reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. Fernando Fonseca.

ATRIBUIÇÕES

O Dia Nacional do Biomédico foi instituído pela Lei Nº 11.339, de 3 de agosto de 2006. São profissionais que desempenham papel essencial em equipes de saúde, contribuindo para o diagnóstico preciso e o tratamento eficaz de diversas condições de saúde. Os biomédicos atuam nas atividades complementares de diagnósticos realizando análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizam serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuam sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; planejam e executam pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.