Publicado em: 10/05/2024
Buscando conscientizar seus colaboradores sobre a relevância de uma adequada higienização das mãos, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Sorocaba, equipamento gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma campanha educativa repleta de iniciativas criativas.
Uma das principais atividades foi um concurso que convidou os participantes a compor paródias sobre o tema da higiene das mãos, tendo como base músicas populares conhecidas. A ideia foi trazer de forma criativa a conscientização sobre a importância da higienização das mãos.
A paródia vencedora fez uma releitura da canção “Onda Onda (Olha Onda)”, do Tchaka Bum, inserindo trechos como: “Vim te avisar / Essa é uma ótima informação / É sobre a higienização das mãos / Tem que lavar com água e sabão / Higienizar / Faz parte da sua proteção / Álcool é bom para desinfecção / E não transmitir doença à população”.
Além de estimular a reflexão por meio da arte, a campanha também utilizou recursos audiovisuais e impressos. Um vídeo produzido internamente detalhou os cinco momentos essenciais para higienização das mãos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Cartazes foram afixados no refeitório e criou-se um mural temático.
Uma das grandes atrações foi a “caixa da verdade”: uma estrutura que, por meio de luz negra, permite identificar se a lavagem das mãos foi feita adequadamente. Ao colocarem as mãos na caixa após passar água e sabão, os participantes puderam observar se ainda havia resquícios de uma tinta fluorescente previamente aplicada, indicando pontos que não foram devidamente higienizados.
Assim, o AME Sorocaba espera que a campanha busque conscientizar sobre a importância do ato de higienizar as mãos, melhorando a adesão a essa prática fundamental para a saúde coletiva. Todas essas ações buscaram disseminar informações e incentivar a adoção de hábitos mais seguros no dia a dia da instituição.