Campanha nacional contra o câncer de pele atende mais de 200 pacientes na FMABC

Publicado em: 16/12/2016

A Sociedade Brasileira de Dermatologia organizou em 26 de novembro, pelo 18º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que no Grande ABC foi coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC. Ao todo foram atendidos 205 pacientes no mutirão, que teve como sede o Instituto de Pele da FMABC, no próprio campus universitário em Santo André. A população teve à disposição orientações e exames clínicos gratuitos, das 9h às 15h.

Membros da disciplina de Dermatologia e do curso de Farmácia durante atividades na FMABC

Membros da disciplina de Dermatologia e do curso de Farmácia durante atividades na FMABC

Os interessados participaram inicialmente de palestra de 15 minutos sobre os riscos para o câncer de pele e as formas de prevenção. Em seguida, todos passaram por atendimento específico, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). Casos suspeitos foram encaminhados para tratamento na rede pública municipal ou no próprio Instituto de Pele da Faculdade de Medicina do ABC.

O câncer de pele é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Por esse motivo, é uma das doenças mais constantes no público acima de 50 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de prevenção da doença e também que passem periodicamente por avaliação médica. A maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e curável. O importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico”, explica a professora de Dermatologia da FMABC, Dra. Cristina Laczynski, que coordenou a campanha na região.

Cerca de 30 profissionais da FMABC estiveram envolvidos nos atendimentos, entre dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.

‘Campanha Nacional de Fotoeducação’

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participou da “Campanha Nacional de Fotoeducação”. Trata-se de evento organizado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, com o objetivo promover a fotoeducação e prevenir o aumento da incidência do câncer de pele a partir da conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral. A ação na FMABC teve apoio de alunos membros da Liga de Assistência Farmacêutica e ocorreu dias 24, 26 e 29 de novembro, no prédio Anexo 3 do campus universitário, em Santo André.

Professores e alunos estiveram à disposição de pacientes e acompanhantes que frequentam os ambulatórios de especialidades da faculdade, bem como de funcionários e da comunidade acadêmica, para passar orientações práticas sobre os tipos de protetores solares, uso correto desses produtos e cuidados gerais com a pele.

Nos dias 24 e 29, os trabalhos ocorreram com palestras, orientações e distribuição de amostras de protetores solares. Já no dia 26, as atividades foram em parceria com a disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da FMABC, que esteve à frente da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.