Campanha nacional contra o câncer de pele espera 300 pessoas em posto específico no ABC

Publicado em: 06/11/2015

A Sociedade Brasileira de Dermatologia organiza em 7 de novembro (sábado), pelo 17º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que no Grande ABC será coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. A expectativa deste ano é de que pelo menos 300 pacientes da região compareçam ao mutirão, que terá como posto de atendimento o Instituto de Pele da FMABC, no próprio campus universitário (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André). A população terá à disposição orientações e exames clínicos gratuitos, das 9h às 15h.

Os interessados participarão inicialmente de palestra de 15 minutos sobre os riscos para o câncer de pele e as formas de prevenção. Em seguida, todos passarão por atendimento específico, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento na rede pública municipal ou no próprio Instituto de Pele da Faculdade de Medicina do ABC.

O câncer de pele é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Por esse motivo, é uma das doenças mais constantes no público acima de 50 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de prevenção da doença e também que passem periodicamente por avaliação médica. A maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e curável. O importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico”, explica a professora de Dermatologia da FMABC, Dra. Cristina Laczynski, que coordena a campanha na região.

Cerca de 30 profissionais da FMABC estarão envolvidos nos atendimentos, entre eles dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

As principais características de risco para o câncer de pele são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas. Todos que possuírem suspeita devem comparecer à campanha.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar ainda é um dos principais meios de proteção contra raios solares e deve ser passado a cada duas horas ou logo após a entrada na água. O uso de bonés, chapéus e camisetas escuras, que absorvem a radiação solar e diminuem a exposição direta da pele ao sol, também é recomendado pelos dermatologistas.

ALTA INCIDÊNCIA

O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que somente em 2014 foram mais de 188 mil novos casos da doença no Brasil. O câncer da pele tipo não melanoma é o mais incidente no país, com cerca de 182 mil novos casos ano passado. Quanto ao tipo melanoma, a letalidade é elevada, porém a incidência é baixa, totalizando aproximadamente 6 mil casos novos.

No próximo sábado serão 121 postos de atendimento distribuídos por todo o país. Cerca de 3 mil voluntários estarão prontos para levar informação e realizar o diagnóstico a todos que comparecerem.

SERVIÇO

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele ocorrerá no sábado, 7 de novembro, das 9h às 15h. Interessados devem se dirigir ao Instituto de Pele da Faculdade de Medicina do ABC: Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André, Prédio Anexo 3.