Câncer hematológico é tema de evento no ABC

Publicado em: 26/04/2013

Encontro gratuito em 24 de abril reuniu médicos da Federal do Rio de Janeiro, Hemocentro de Santos, Albert Einstein, Unifesp e FMABC

O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (CEPHO-FMABC) reuniu na última quarta-feira (24 de abril) grandes especialistas para debates sobre as tendências e terapias mais atuais na área de câncer hematológico. Batizado “Como eu trato as doenças hematológicas em 2013”, o evento teve inscrições gratuitas e ocorreu das 14h às 17h no Auditório Sala Jardim, em Santo André.

Organizada pelo Dr. Auro del Giglio, professor Titular da disciplina de Hematologia e Oncologia da FMABC, e pela Dra. Davimar Miranda Borducchi, professora responsável pelo Serviço de Hematologia, a ação foi direcionada a médicos, residentes, estudantes universitários da área da saúde e demais interessados no tema.

Atualização científica

Entre os convidados que participaram do evento estiveram os professores de Hematologia Dr. Fabio Pires, Dr. Guilherme Perinni e Dr. Jairo Nascimento Sobrinho, todos do Hospital Albert Einstein, Dr. Otávio Baiocchi, da Universidade Federal de São Paulo, e Dr. Angelo Maiolino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os temas selecionados para discussão foram “Síndrome mielodisplásica: tratamento dos pacientes com alto risco, intermediário 1 e 2”, “Linfoma de Hodgkin: tratamento da recaída após transplante autólogo de medula óssea”, “Leucemia linfoide crônica: o impacto do anti-cd20 no tratamento em primeira linha”, “Mieloma múltiplo: tratamento de pacientes legíveis para TCTH” e “O papel do TCTH nas doenças hematológicas em recaída”.

A partir das 16h houve apresentação de casos via telemeeting, que contou com participações da Dra. Juliana Todaro, do Serviço de Hematologia do Hospital Albert Einstein, do Dr. Rodrigo Santucci, Dra. Renata Russo e Dr. Ronald Pallotta, os três da disciplina de Hematologia e Oncologia da FMABC, e da Dra. Rosane Giuliani, do Hemocentro de Santos.

O encerramento das atividades foi marcado por mesa de debates com a Dra. Patrícia Bollmann Weinschenker, hematologista do Hospital Albert Einstein, e com os professores de Hematologia e Oncologia da FMABC, Dr. Auro del Giglio, Dra. Davimar Miranda Borducchi e Dra. Jandey Glória Bigonha.