Capacitação profissional e investimentos em infraestrutura marcam gestão sancaetanense

Publicado em: 22/01/2016

A preocupação com a melhoria da infraestrutura do campus universitário e o investimento permanente em capacitação profissional estiveram entre as ações centrais da Presidência da Fundação do ABC no mandato 2014-2015. Indicado pelo município de São Caetano, o presidente Marco Antonio Santos Silva também avançou na modernização administrativa da instituição, que incluiu desde adequações relacionadas às instalações da FUABC e à aproximação com as unidades gerenciadas, até o aprimoramento de processos e reestruturação interna.

Economista e administrador pós-graduado em educação, Marco Antonio Santos Silva teve ao seu lado, como vice-presidente, o engenheiro Mauricio Mindrisz. A Secretaria-Geral ficou sob responsabilidade do médico Jurandyr José Teixeira das Neves, em 2014, e da assistente social Maria Aparecida Batistel Damaia, em 2015.

A reestruturação organizacional implementada na mantenedora incluiu a criação de quatro novas diretorias executivas – Qualidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comunicação e Marketing –, revisão dos organogramas e formatação de propostas para hospitais segundo o porte (pequeno/médio e grande). Também foram aprovados o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e o novo Regulamento de Compras da Fundação do ABC e Mantidas – duas conquistas fundamentais para o crescimento sustentável da FUABC. Criação de normas para Centros de Estudos e Institutos da FMABC e contratação de mais auditores, cuja missão é atuar preventivamente junto às unidades da FUABC, também integram a lista de progressos.

Em relação ao quadro de pessoal, em 2010 a Fundação do ABC contava com 11.767 funcionários. Em dezembro de 2015 o número chegou a 21.738. A ampliação do quadro está diretamente relacionada ao crescimento da FUABC. Ao todo foram incorporados ao grupo de mantidas quatro novos equipamentos de saúde entre 2014 e 2015: Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Hospital Estadual de Francisco Morato e Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio. Também tiveram início no período convênios em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Caieiras, Santos e São Paulo (região de São Mateus). Já Mauá ampliou a parceria.

 

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO

Uma das principais atribuições da nova Diretoria Executiva de Recursos Humanos foi o desenvolvimento de cursos e treinamentos para os mais diversos segmentos profissionais, com intuito de oferecer capacitação e atualização aos colaboradores da mantenedora e das unidades gerenciadas. Para isso foi criado o Programa de Desenvolvimento Institucional – o PDI.

Ao longo dos dois últimos anos, milhares de colaboradores participaram de treinamentos corporativos, entre os quais funcionários de recepção, secretárias, profissionais da área de Recursos Humanos, assim como de setores administrativos e assistenciais, além de treinamentos promovidos pelo SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho). No total foram mais de 31,7 mil horas de capacitação entre 2014 e 2015.

Através do PDI, a Fundação do ABC também buscou incentivar a qualificação de seus colaboradores e ofereceu bolsas de estudos tanto para cursos de graduação quanto de pós-graduação na Faculdade de Medicina do ABC.

Outra ação de destaque proporcionou a formação de gestores e executivos para cargos de direção na área da Saúde. Por meio da parceria inédita entre Fundação do ABC e Fundação Dom Cabral, teve início o curso de pós-graduação Lato Sensu de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde. Ao todo, 30 profissionais foram certificados na primeira turma da especialização, que teve 10 meses de duração, com 288 horas em aulas presenciais, 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. “A formatura da primeira turma do curso de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde marcou grande conquista no âmbito da capacitação profissional. A Fundação do ABC ganhou aliados importantes, que muito contribuirão para que a instituição possa continuar ampliando horizontes, crescendo e aprimorando dia a dia seus processos de gestão”, considera Marco Antonio Santos Silva.

 

 

Sede administrativa é ampliada e permite

readequação de espaços no campus

 

Com apenas um andar, o prédio administrativo da Fundação do ABC – que também abrigava setores da Central de Convênios – passou por ampliação e ganhou novo pavimento. A construção original foi concebida com pavimento único suspenso, na qual o piso térreo era aberto e utilizado como estacionamento. O projeto de reforma da estrutura fechou toda a área de estacionamento, criando novo andar administrativo no piso térreo, que se tornou a sede da Central de Convênios – a maior unidade mantida da FUABC.

A inauguração das novas instalações ocorreu em 23 de dezembro de 2014. Até então, a Central de Convênios ocupava área de aproximadamente 150 m2 no primeiro andar da FUABC e outros 150 m2 no prédio administrativo da Faculdade de Medicina do ABC, onde ficava o setor de Recursos Humanos. Com a construção do novo andar térreo, funcionários dos dois prédios foram acomodados em espaço único de 1.300 m2, que conta com total de 10 salas, além de copa, anfiteatro para treinamentos com 50 lugares e espaços reservados para reuniões e entrevistas. Com capacidade para até 140 postos de trabalho, a nova sede foi criada segundo concepção moderna, com ilhas de trabalho que integram setores e aproximam colaboradores de diferentes áreas.

A partir da reforma e ampliação, o novo prédio da FUABC – Central de Convênios passou a contar com duas recepções independentes com controladores de acesso, que aumentam a segurança e restringem a entrada de visitantes sem autorização prévia. Além disso, a concentração dos funcionários da Central em um único espaço permitiu a desocupação de áreas utilizadas anteriormente. Dessa forma, Fundação do ABC e Faculdade de Medicina do ABC ganharam espaços importantes para criação e readequação de setores, assim como desenvolvimento de novos projetos.

 

AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO

O campus universitário da FUABC-FMABC passou por intensa reformulação nos últimos dois anos, com redistribuição de espaços e criação de novas áreas. As mudanças beneficiaram tanto a instituição de ensino quanto a Fundação do ABC e a Central de Convênios – ou seja, as três instituições que compartilham o campus.

Entre as primeiras mudanças esteve a ampliação das vagas de estacionamento, viabilizada mesmo com a extinção das vagas no andar térreo da sede da FUABC. Após estudo detalhado do cenário, foi possível redimensionar espaços e aproveitar setores ociosos. Tal medida foi considerada fundamental e prioritária, pois com o desenvolvimento constante ao longo dos anos, novos cursos foram criados e centenas de funcionários foram incorporados, fazendo com que o número de veículos crescesse substancialmente.

Além do aumento das vagas, nova pavimentação, instalação de lombofaixas, nova iluminação e regularização de calçadas também foram implantadas a fim de regulamentar o trânsito no campus e aumentar a segurança dos pedestres.

 

REESTRUTURAÇÃO DO CAMPUS

Entre as melhorias estruturais realizadas no campus universitário estiveram entrega das instalações do novo restaurante, o Quintal do ABC (abril de 2014); plantio de 100 mudas conforme orientação do SEMASA (julho de 2014); pintura externa de todos os prédios (término em novembro de 2015); poda de árvores (novembro de 2015); adequação da fachada do Biotério (novembro de 2015); reforma da Sala de Videoconferência da FMABC (dezembro de 2015); e reforma de telhados (manutenção permanente).

O Complexo Poliesportivo Dr. Eric Roger Wroclawski foi completamente reformado, conforme demanda da comunidade acadêmica. Modernização da fachada, nova cobertura, pintura externa e interna, troca de pisos e da iluminação estão entre as benfeitorias.

Por fim, já está contratada e em fase final de construção a nova portaria da FUABC-FMABC, que garantirá entrada exclusiva aos usuários do campus. Dessa forma, será possível evitar o trânsito do sistema atual, em que os espaços são compartilhados com a Fundação Santo André. Outra obra já aprovada e que será entregue em breve é a dos Laboratórios Multidisciplinares, que melhorarão sobremaneira a qualidade do ensino e da pesquisa na Faculdade de Medicina do ABC.