Capela em Praia Grande (SP) recebe imagem de Irmã Dulce, de Salvador

Publicado em: 04/05/2017

A imagem de Irmã Dulce fará parte do altar da Capela do Hospital Municipal de Praia Grande, que leva o nome da beata, e foi trazida do Memorial, em Salvador, onde está registrada a história da freira baiana. A reprodução do “Anjo Bom da Bahia”, como também é lembrada, foi abençoada pelo pároco da Igreja de Santo Antonio, Aparecido Neres Santana, em missa no Anfiteatro local, em 3 de maio.

Evento de doação, feita por diretora da Fundação do ABC, ocorreu em missa no Anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce

Contribuição da diretora Executiva de Qualidade da Fundação do ABC (FUABC), Maria Aparecida Batistel Damaia, a imagem de Irmã Dulce se soma a outras duas existentes na UTI e no Centro Cirúrgico do Hospital. “Estive em Salvador recentemente e fiquei comovida ao conhecer de perto o legado de Irmã Dulce. O nosso Hospital tem muito a ver com a obra dela”, disse.

Na solenidade de entrega da imagem, a assistente social, sanitarista e ex-presidente da FUABC, Cida Damaia, como é mais conhecida, mencionou uma parte da história de Irmã Dulce, que entre seus feitos usou um galinheiro para abrigar pessoas carentes, lugar que mais tarde deu origem ao atual Hospital Santo Antonio. “São lindas as ações e dignas de serem lembradas. Por isso, fizemos questão de homenagear Irmã Dulce com este gesto”, destacou.

Veterana e uma das idealizadoras da Pastoral da Saúde em Praia Grande, a aposentada Nilza Navas Ferreira, de 80 anos, se disse surpresa com a vinda da imagem direto da Bahia. “Admiro a delicadeza de uma pessoa homenagear Irmã Dulce trazendo uma imagem da casa dela para o hospital de Praia Grande. São sinais de Deus, realmente uma bênção para o hospital”, considerou.

Na Capela, além de Irmã Dulce, há a escultura em gesso e cimento de Nossa Senhora das Graças, que passou por recente restauração, ambas igualmente doadas.

No evento, Cida Damaia esteve acompanhada do esposo, Daniel Vieira Damaia.