Cardiologia da FMABC realiza mutirões em Praia Grande

Publicado em: 23/05/2014

A disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC atendeu a cerca de 1.500 pacientes em Praia Grande em 12 e 26 de abril e 10 de maio. Os mutirões cardiológicos acordados junto à Secretaria de Saúde praiagrandense visaram à minimizar a demanda reprimida pela especialidade e oferecer assistência de ponta aos munícipes que aguardavam por atendimento primário em cardiologia.

Ao todo foram 10 professores de Cardiologia em cada mutirão. Encaminhados pela Secretaria de Saúde, todos os pacientes passaram por consulta médica e realizaram exames como eletrocardiograma, medição da pressão arterial, do peso e da altura, além da circunferência abdominal. “Como atendemos grande número de pacientes da mesma região, certamente aproveitaremos os dados coletados para desenvolver estudos epidemiológicos relacionados à saúde cardiovascular da população de Praia Grande”, adianta o professor titular de Cardiologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.

Além da redução da espera por consultas em Cardiologia, o mutirão da Medicina ABC também buscou contribuir para a melhora global da saúde praiagrandense. Segundo dados do DataSUS, 34% da população do município sofre de problemas cardiovasculares, quando a média brasileira gira em torno de 31%. “Praticar atividade física regularmente, preferir a alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar são medidas importantes para o coração e para a saúde de maneira geral. Realizamos o atendimento primário, encaminhamos os casos suspeitos mas, principalmente, orientamos a população, pois pequenas mudanças na rotina diária podem fazer grande diferença em favor da saúde e da qualidade de vida”, garante o professor de cardiologia da FMABC, Dr. Adriano Meneghini.

 

Mutirões em etapas

A ação de Cardiologia em Praia Grande fez parte de programa da Secretaria de Saúde para realização de mutirões de consultas e exames em diversas especialidades. A primeira etapa ocorreu em 15 de março e totalizou 467 atendimentos nas áreas de Ortopedia e Endoscopia.

A iniciativa busca equacionar as demandas reprimidas, zerando filas de espera e agilizando atendimentos no setor de especialidades. A segunda etapa dos mutirões de consultas e exames ocorreu em 5 de abril com oferta de aproximadamente 1.000 consultas em Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.