Carreta da Mamografia em São Bernardo alcança 1.500 exames

Publicado em: 22/06/2017

Iniciativa faz parte do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado

Campanha visa prevenção do câncer de mama e também ocorre em Santo André, São Caetano e Mauá

Em 45 dias de funcionamento, a Carreta da Mamografia em São Bernardo atingiu a marca positiva de 1.500 exames. A campanha pertence ao Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, e também é realizada em Santo André, São Caetano e Mauá. O anúncio do balanço foi feito dia 20 de junho.

Por iniciativa da Prefeitura, a estadia da Carreta foi prorrogada por 15 dias e levada para o bairro Vila São Pedro.  O equipamento operou do dia 3 de maio até o dia 6 de junho no estacionamento do Teatro Elis Regina – Avenida João Firmino, 900, no Bairro Assunção, quando realizou mais de 1.200 procedimentos. Após esse período, foi transferida para a Vila São Pedro, onde atendeu cerca de 350 mulheres, do dia 8 a 17 de junho. O programa conseguiu atingir a meta de atendimento em todos os dias que permaneceu no município. Diariamente, eram distribuídas 50 fichas, de segunda a sexta-feira, e 25 aos sábados.

O prefeito Orlando Morando comemorou o balanço divulgado sobre a carreta. “Podemos dizer que essa foi mais uma vitória para a Saúde de São Bernardo. Conseguimos trazer o equipamento para a nossa cidade e cuidar da saúde de mais de 1.500 mulheres. O diagnóstico precoce é o melhor tratamento que existe e a prefeitura tem como meta continuar cuidando de todos os moradores da cidade.”

O Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, explicou que embora a campanha seja coordenada pelo governo do Estado, as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama serão tratadas no município. “Essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e receberão todo o suporte e tratamento necessário. Além das consultas e medicamentos, elas também participarão de grupos de apoio e de terapias ocupacionais”, ressaltou.

Essa foi a primeira vez que o “Programa Mulheres de Peito” estacionou a Carreta da Mamografia em São Bernardo.  Durante a inauguração do projeto, a primeira-dama, Carla Morando, ressaltou a importância de o equipamento voltar todos os anos ao município. “A iniciativa de trazer a carreta de mamografia é essencial para ajudar a diagnosticar o câncer de mama. Tenho certeza que essa foi a primeira das muitas vezes que a carreta ficará para o município, vou fazer de tudo para ela vir todos os anos e ajudar na prevenção de todas as mulheres.”