Carreta da mamografia faz mais de 550 exames em Santo André

Publicado em: 19/05/2017

Após realizar mais de 550 mamografias em Santo André, a carreta do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, seguiu para o município vizinho, São Bernardo do Campo. Ao longo de praticamente todo o mês de abril, como parte das ações de aniversário de 464 anos da cidade, a Prefeitura de Santo André estacionou na Praça do Carmo a carreta para realização de ultrassonografias de mamas e mamografia – os principais exames para a detecção do câncer de mama. A unidade móvel ficou próxima ao calçadão da rua Oliveira Lima.

Unidade móvel iniciou atendimentos na Praça do Carmo em 8 de abril, aniversário do município

“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo. Considerando que no Brasil, a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografia, a parceria com o Governo Estadual para disponibilização da carreta em nosso município apoia a melhoria do cuidado ofertado, garantindo que os casos indicativos sejam diagnosticados e, a depender do resultado, direcionados para acompanhamento e tratamento”, explicou a secretária de Saúde de Santo André, Ana Paula Peña Dias.

Diversas secretarias da Prefeitura fizeram adequações necessárias para recebimento da carreta, como fornecimento de gerador, disponibilização de tendas e cadeiras. Pacientes de 35 a 49 anos foram atendidas mediante apresentação de documento de identidade com foto, cartão do SUS e pedido médico. Já as mulheres acima de 50 anos só precisaram levar documento de identidade e o cartão do SUS.