Carreta do “Mulheres de Peito” vai zerar demanda de mamografia em São Caetano

Publicado em: 12/06/2015

Dentro da estratégia do Programa Fila Zero, a Prefeitura de São Caetano pretende zerar as 570 demandas reprimidas de mamografia na rede municipal de Saúde com a carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A Central de Agendamento e Regulação está entrando em contato com essas pacientes, mas demais moradoras também podem fazer o exame. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos devem levar pedido médico, RG e cartão SUS. Já as mulheres acima de 50 anos não precisam de pedido médico, apenas RG e cartão SUS.

O veículo realiza exames preventivos ao câncer de mama e ficará estacionado em frente ao Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Centro) até o dia 27 de junho. As mamografias serão promovidas até o dia 24. Nos dias 25, 26 e 27, funcionará apenas em esquema de finalização, com atendimentos para exames complementares ou liberação de resultados.

A carreta, que conta com salas para mamógrafo e para tratamento de imagem de radiografia computadorizada, estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. A capacidade diária é de 50 pacientes de segunda a sexta-feira, e 25 aos sábados, com distribuição de senhas. O prefeito Paulo Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Jesus Gutierrez, e autoridades deram início aos serviços em 2 de junho.

“Antecipamos a vinda do veículo, que estava prevista para agosto, graças aos nossos esforços com a Secretaria de Saúde do Estado. Agora, conseguiremos acabar com as demandas reprimidas de mamografia. Entre 750 e mil exames serão oferecidos. Eu incentivo e reforço para que as mulheres sulsancaetanenses aproveitem esse serviço”, ressaltou Paulo Pinheiro.

Segundo Jesus Guiterrez, com os mutirões e as unidades móveis do Fila Zero, as consultas e exames em espera vão acabar. “Estamos melhorando a cada dia. Nesta parceria, a importância da promoção de exames periódicos de rastreamento ao câncer de mama favorece, por exemplo, o diagnóstico precoce da doença e eleva as chances de recuperação das mulheres”.

Lilian Lins de Menezes e Juliete David, respectivamente, supervisora administrativa e encarregada pelo atendimento na carreta, explicam: “É feita uma triagem e depois a mamografia. Temos o resultado em cinco dias úteis. Caso seja necessário, no retorno, realizamos exames de ultrassonografia e punção mamária aqui mesmo. Se detectada alguma alteração, a paciente já sai com a guia de encaminhamento para o Hospital Mário Covas, que é a referência do SUS nesta região”.

Durvalina Sanches, 76 anos, moradora do bairro Barcelona, foi uma das primeiras a serem atendidas. “É um procedimento muito rápido. Não dura nem 10 minutos. Não precisa ficar esperando. Sempre procuro fazer os exames de forma preventiva, mas também não me esqueço do autoexame de mama para detectar possíveis nódulos. Gostei muito da iniciativa”, concluiu.

ATENDIMENTO ITINERANTE

A carreta Mulheres de Peito possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, também é equipada com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.