Central de Convênios da FUABC elege novos membros da CIPA

Publicado em: 22/12/2020

Funcionários receberam treinamento específico para prevenção à Covid-19

 

No dia 11 de dezembro foram eleitos 42 novos membros para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Central de Convênios, maior unidade mantida da Fundação do ABC. Com mandato de um ano, a nova gestão irá atuar nos serviços de Saúde das três cidades do ABC, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospitais de Campanha e Atenção Especializada. Ao longo deste período, serão realizadas reuniões mensais entre os ‘cipeiros’ para discussão e resolução de temas ligados à saúde e segurança dos colaboradores.

“O diferencial deste ano é que, além da aplicação de todo o conteúdo programático estipulado pela Norma Regulamentadora NR-05, houve um treinamento de cinco horas sobre prevenção ao novo coronavírus”, afirmou o engenheiro coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios, Dr. Amaury Machi Junior. O objetivo é que os novos membros atuem nas unidades de saúde e auxiliem na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, incluindo o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19.

Ao todo, foram eleitos 42 novos membros

A eleição dos membros representantes dos empregados é requisito legal da Norma Regulamentadora nº 5, da Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego. O ato marca a oportunidade de todos os funcionários se candidatarem e serem membros da CIPA, órgão responsável pela fiscalização e prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Os colaboradores da nova gestão também têm a função de auxiliar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) em assuntos relacionados ao tema.