Central de Convênios inicia treinamento sobre Segurança do Trabalho para funcionários

Publicado em: 11/02/2022

Curso será ministrado até setembro para colaboradores das unidades de saúde de Santo André e São Caetano

 

Treinamento em unidade de saúde de Santo André

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios (CC), da Fundação do ABC, iniciou treinamento intensivo sobre segurança e saúde no trabalho para todos os funcionários da CC que atuam nas redes de Saúde de Santo André e São Caetano. A expectativa é alcançar, ao final do curso, cerca de 3 mil colaboradores. As atividades tiveram início dia 24 de janeiro e serão conduzidas até 6 de setembro nas próprias unidades, mediante agendamento com a chefia de cada serviço. A duração será de aproximadamente uma hora.

O curso irá abranger funcionários de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), Residências Terapêuticas, Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, Serviços de Verificação de Óbito (SVOs) e Centros de Controle de Zoonoses.

Um dos quatro temas abordados será a biossegurança. O objetivo da ação é alinhar os fluxos de acidentes de trabalho, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), proteção respiratória, prevenção de acidentes com perfurocortantes, entre outros assuntos relevantes.

O segundo tema debatido será segurança na utilização de produtos químicos. O foco é garantir a segurança dos colaboradores quanto ao uso de produtos químicos, interpretação das Fichas de Informação de Segurança Química, utilização de EPIs e procedimentos a serem tomados em caso de intoxicação.

Prevenção de incêndios aparece como terceiro tema abordado no curso. Serão ministradas atividades sobre teoria do fogo, métodos de precaução e extinção, classes de extintores e abandono de área.

Por fim, as equipes aprenderão sobre o tema ergonomia, a partir de orientações sobre postura adequada, importância de realizar pausas e alongamentos durante a jornada de trabalho, entre outros assuntos.