Central de Convênios treina segurança contra incêndios

Publicado em: 28/03/2013

O Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho da Central de Convênios – FUABC deu início neste março à série de treinamentos sobre noções de combate a incêndio nas unidades de saúde parceiras. A primeira capacitação ocorreu no Centro de Especialidades III de Santo André e a ação abrangerá todos os municípios atendidos pela Central e unidades diversas como UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento), UBSs (Unidade Básica de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e PAs (Pronto-Atendimento), entre outras.

O trabalho começa com visita do técnico de segurança do trabalho à unidade, que realiza levantamento de risco do local para posterior elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Quando o documento é finalizado, o profissional da Central de Convênios agenda data com a gerência local para retornar e dar início a capacitação específica in loco.

O objetivo é treinar os funcionários de cada unidade para a classificação dos tipos de incêndio e dos extintores adequados, assim como para situações de risco, planos de evacuação de área, entre outras informações. “Caso ocorra um princípio de incêndio, nossos funcionários estarão capacitados a intervir e controlar, preservando vidas de colaboradores e evitando que o fogo destrua a unidade de saúde”, ressalta o engenheiro de segurança do trabalho e especialista em segurança contra incêndio, Amaury Machi Júnior.