Centro de Atenção Psicossocial é inaugurado no bairro Rudge Ramos

Publicado em: 12/01/2018

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando realizou entrega da unidade especializada em saúde mental

 

Novo CAPS fará cerca de 480 atendimentos por mês (Foto: PMSBC/Gabriel Inamine)

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou em 11 de janeiro as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Rudge Ramos. Localizado na Rua do Sacramento, 191, no bairro do Rudge Ramos, o espaço irá ampliar o atendimento de saúde mental do município e oferecer tratamento especializado, eficaz e seguro para todos os pacientes.

A unidade do Rudge Ramos realizará atendimentos a pacientes portadores de transtornos mentais moderados e graves e terá funcionamento de 24 horas. Além disso, o espaço conta com hospitalidade diurna e noturna e disponibiliza seis leitos aos pacientes, três femininos e três masculinos.

Durante a inauguração, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apontou o empenho que vem sendo feito para melhorar a qualidade de serviço. “Antes de eu assumir o cargo, disseram que iríamos acabar com a saúde mental da cidade e fechar todas as unidades de saúde. Essa inauguração é a prova de que essa gestão trabalha para melhorar e ampliar os atendimentos. Aos poucos, estou devolvendo aos moradores, acima de tudo, respeito e dignidade”, disse.

Acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da coordenadora de Saúde Mental, Dra. Cintia de Azevedo Masques Périco, vereadores e demais autoridades, o chefe do Executivo visitou todos os cômodos da nova unidade e comemorou a estrutura que será oferecida aos pacientes.

“A partir de agora, o CAPS Rudge Ramos estará em total funcionamento. Aqui realizaremos cerca de 480 atendimentos por mês em um ambiente adaptado e adequado aos pacientes. Agora, São Bernardo possui nove Centros de Atenção Psicossocial e estamos atentos, pois as doenças psiquiátricas estão aumentando muito no nosso país. Por isso, precisamos estar preparados para atender esses pacientes”, disse Morando.

O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para anunciar que ainda neste ano serão inauguradas mais duas unidades de Residência Terapêutica. “A cada dia conseguimos apontar bons resultados para a saúde. Agora, nosso objetivo é inaugurar essas residências e trazer os moradores de São Bernardo que realizam tratamento em outras cidades. Iremos trazê-los de volta para casa e oferecer um tratamento de qualidade. Juntos, faremos com que a saúde desse município seja referência para o Brasil”, finalizou Reple.