Centro de Hemodiálise terá início em 2014 em Praia Grande

Publicado em: 24/01/2014

O Hospital Municipal Irmã Dulce contará com um Centro de Hemodiálise para atender pacientes de Praia Grande e outras cidades do Litoral Sul que sofrem de insuficiência renal. Segundo o prefeito Alberto Mourão, a previsão é de que as obras de adaptação para o novo serviço sejam iniciadas até março, com expectativa de funcionamento já para o segundo semestre.

“Esperamos que esse cronograma seja seguido”, acrescentou o prefeito, observando que a iniciativa, por envolver o SUS, necessita de negociações e aprovações em outras instâncias. Após concretizar esse avanço, Mourão pretende buscar, em 2015, o aumento de 40 novos leitos no Hospital Irmã Dulce. “Primeiro vamos atender a hemodiálise e depois passar pela ampliação com novos leitos. Um passo em cada momento”, disse o prefeito, ressaltando que o hospital de Praia Grande “virou referência regional”.

O superintendente do hospital, Inacio Lopes Júnior, pontuou que o serviço de hemodiálise no hospital é um anseio antigo do município: “Acredito que em 2014 possamos finalizar o projeto e trazer esses leitos, que vão ajudar muito doentes renais que hoje têm que ir até Santos fazer hemodiálise nos centros de referência, às vezes até em São Paulo e no ABC”.

O secretário de Saúde, Francisco Jaimez Gago, observou que entre o projeto original e a proposta atual houve redimensionamento de cadeiras, que permitirá o atendimento não só ao munícipe praiagrandense, mas a todo o Litoral Sul. “Para isso são necessárias 36 cadeiras, porque o projeto original era para 22”, esclarece.

Jaimez Gago expôs que o centro precisa funcionar no âmbito hospitalar, pois em caso de alguma intercorrência haverá suporte médico e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “A área inicial era ocupada pelo antigo centro cirúrgico da então Santa Casa, mas estamos em fase de estudo de planta arquitetônica”.

Após as obras, o projeto entrará em outros processos até a definição da empresa que prestará o serviço. “O que imaginamos é iniciar em julho”, prevê o secretário de Saúde, que completa: “As intervenções serão grandes, mas o espaço já está dividido. Resta adaptá-lo, porque existe toda uma normativa para se ter um centro de hemodiálise”.

Terapia renal
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a hemodiálise é um tipo de tratamento para pacientes que sofrem de doença renal avançada – quando a função dos rins está bastante reduzida. Na hemodiálise, o sangue é filtrado por uma máquina e as substâncias acumuladas são removidas. A indicação desse tipo de tratamento é feita por médico, sendo o nefrologista o especialista em doenças renais.