Centro de Oncologia ganha “Cantinho da Beleza”

Publicado em: 05/07/2013

Ações simples e que podem elevar a autoestima e a confiança dos pacientes com câncer são consideradas eficazes por órgãos como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) no combate a complicações colaterais, trazendo benefícios ao tratamento dos enfermos. Com esse objetivo, a direção do Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves de São Caetano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município, inaugurou em 10 de junho o Cantinho da Beleza. Localizado no próprio prédio da unidade, o espaço recebe os pacientes oncológicos todas as segundas-feiras.

Ao lado da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade, Marlene Santi, a primeira-dama, Graça Pinheiro, compareceu ao evento de inauguração e citou casos de câncer na família para exemplificar o quanto será bom aos pacientes passar pelo Cantinho da Beleza. “Essa doença mexe demais com o ser humano. O novo espaço certamente será fundamental para distrair um pouco a cabeça das pessoas e ajudar no tratamento”.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns entre pacientes com câncer em tratamento são queda de cabelo, crescimento de pelos em lugares não habituais e ressecamento da pele. “O Cantinho da Beleza foi idealizado justamente para tentar amenizar um pouco essas implicações e valorizar a autoestima de homens e mulheres que são tratados aqui”, explica o médico Valter Oliveira Filho, coordenador do Centro de Oncologia.

A cabeleireira Francilene da Conceição atua no Cantinho da Beleza, juntamente com a irmã e manicure, Silvania da Silva. “É uma alegria imensa ajudar a cuidar da parte estética desses pacientes”, revela Francilene.

Em pouco mais de um ano de atuação, o Centro de Oncologia sancaetanense já realizou mais de 3,2 mil atendimentos. Funcionando em parceria com a Fundação do ABC, atua no espaço equipe com quatro oncologistas, dois assistentes sociais, uma psicóloga, duas enfermeiras e duas recepcionistas.